sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Nilton Bonder e exemplos de uma boa leitura - a fofoca ou más linguas !

Tenho talvez quase todos livros do Rabino Nilton Bonder já publicados. Eles foram de imensa ajuda e importância na minha vida adulta e profissional. Na tentativa de entender o mundo empresarial, concorrencial e profissional em que estive durante décadas.

Resumo livre de um dos ensinamentos:

Um(a) conhecido/a fofoqueiro(a) espalhou uma fofoca sobre outras pessoas.

Dias depois, a vila toda sabia, muitas pessoas sabiam... imaginem como ficou a vida dos alvos daquela fofoca. Passaram a evitar a presença das pessoas envolvidas na fofoca que passaram a ter dificuldades de emprego, trabalho e sem dúvida, de sobrevivência.

Até que, um dia, quem começou a espalhar a fofoca percebeu que o problema assumia grandes proporções e disse que se arrependia. Foi perguntar aos sábios da vila como fazer para consertar
tal estrago de sua má lingua.

Disse-lhe um dos sábios: consiga uma pequena ovelha, mande tosá-la bem e espalhe os flocos de lã onde mora, por todos os espaços do local. O autor da fofoca seguiu o conselho do sábio e voltou depois para saber o que mais precisaria fazer.

Respondeu o sábio - volte e procure recolher os flocos de lã espalhados e traga para cá.

Quem havia feito a fofoca, voltou ao sábio de mãos vazias !

O sábio lhe explicou:  foi fácil abrir a boca para fazer a fofoca mas como irá reparar o seu erro? Como vai recolher de volta os flocos de lã espalhados e que poderiam ter sido excelente abrigo, protetor para alguém ?! Dispersaram-se no vento, nas chuvas, pelas ruas... como as palavras que pronunciou de forma leviana e bloqueando a vida de tantas pessoas. Assim como penas ao vento
são as palavras e fofocas pronunciadas pelas pessoas de más línguas.

Ler os livros de Nilton Bonder é uma abertura para as complexas tramas da vida, em linguagem
de grande sabedoria, a qual permite associação com a vida real e atual.

Maria Lucia Zulzke, em 08 de janeiro de 2010, às 11:30 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

Nenhum comentário: