Os autores, deste livro, são empresários e executivos, empenhados em desenvolver lideranças com inteligência emocional.
Utilizei alguns tópicos deste livro para cursos em empresas.
Sobre Conexões Emocionais e Intuições:
pg 85:
a) - " Lute por momentos de silêncio"
"Quando todos conversam é difícil ouvir a voz interior. Em ambientes de alta tecnologia e, com muitos estímulos,
perdem-se a sabedoria criativa e a intuitiva, que os neurologistas demonstram ser transmitida por meio de emoções que ativam a capacidade de raciocinar."
b) - "Comece a desenvolver o insight"
"A intuição, em geral, é apresentada como o inverso do pensamento analítico. Muitas pessoas imaginam que, ao aceitar sua intuição, irá rejeitar o senso comum e a lógica. É importante respeitar a linguagem da intuição, mesmo
durante o período em que ela se apresenta nebulosa!"
c) - "Suspenda a voz do julgamento"
"O bom discernimento é auxiliado pela intuição, ainda que não o substitua! O pensamento analítico e lógico vai criticar coisas que os fatos ainda não podem revelar e, um crítico mental vai insistir em desqualificar a intuição - " isso não faz sentido" - " isso é apenas fruto da sua imaginação"
"Quando se trata de intenções, sentimentos ou pensamentos de outra pessoa, peça esclarecimentos para ver se você está certo(a)"
d) - "Faça perguntas claras"
Como diz um antigo ditado e ressaltam os autores do livro, uma pergunta bem feita já está meio respondida!
e) - "Sinta os inevitáveis momentos de medo - e tire proveito deles"
" Em muitas organizações, onde a política é a norma e o status quo é vigorosamente defendido, a única maneira de chegar a algum lugar é ter coragem para debater construtivamente questões difíceis, o que pode provocar um certo pânico em você."
319 páginas de leitura importante para vidas pessoais e para profissionais de carreiras inovadoras, que precisam de espírito inquieto e de vontade para a investigação.
É importante, também, para evitar que, frente a situações novas e inusitadas, sejamos objetos e vítimas da manipulação de pessoas que, se servem das dificuldades alheias, para fazer sobressair seu acerto e sucesso em resultados consolidados.
No final do livro os autores ressaltam: "Se eu não for a meu favor, quem o será? Se eu for somente a meu favor, quem sou eu? E se não agora - quando?"
A emoção, de acordo com os autores, é um despertador que chama a atenção para esclarecer coisas, agir ou tomar uma posição.
Emoção é energia, é um valioso combustível para o crescimento e desenvolvimento! Cuidado, apenas, para que não usem a sua emoção para a promoção de outrem e sua vitimização.
Uma das maiores manifestações de respeito e afeto genuino ao outro é o diálogo, é o "feed back", pois só deixamos isoladas, sem respostas, imersas no sofrimento e no "escuro", na ignorância e no ostracismo, pessoas que nada acrescentam de bom à sociedade.
por Maria Lucia Zulzke, em 30 de setembro de 2009, em S.Paulo - SP - Brasil, às 12:20 hs
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)