Este livro, editado pela Senac-Rio, escrito por Jane Corona, médica e nutróloga e, pela "chef" Flávia Quaresma, me "prende" alguns dias.
Primeiro, porque é importantíssimo para mulheres com mais de 40 e poucos anos. É valioso!
Segundo, porque a leitura qualificada, para nos orientar a superar essa fase da vida, "adolescência da maturidade" ou pré menopausa, não é vasta e, quando temos algo bom em nossas mãos, merece dedicar tempo e atenção.
Terceiro, porque além de dar um panorama das transformações que vão acontecer nos anos seguintes, as autoras, mulheres inteligentes e operativas, intelectuais mas atuantes em suas áreas, trazem para a prática e para a nossa vida concreta, o que devemos ingerir, de preferência!
Quarto, se depois da noite vem o dia e, depois do verão vem o outono, depois dos 30 e poucos anos, acontecem os 40 e poucos anos, os quais se tornam 50 e poucos anos e assim por diante.
Ainda que queiram criar o "mito da eterna juventude" a realidade do corpo humano baseia-se, também, na nutrição, como uma das ciências a nos comandar por "dentro".
O nosso espelho interno, complascente e amoroso, às vezes, não tem a ver com a imagem refletida. Quanta diferença entre como nos sentimos por dentro e como os outros nos enxergam!
Por isso, leio o livro "Saboreando mudanças" por vários dias. É um tempo real para alguém real.
A Vitamina de laranja, mamão e beterraba com folhas de hortelã, adicionando mel, para o café da manhã ou para um lanche da tarde é perfeita! Para mim, o sabor é delicioso e tem a côr lindíssima do açaí. Fiquei fã!
E, com essa vitamina, pode-se ingerir:
"mamão - excelente fonte de betacaroteno, fonte de vitamina antioxidante"
"laranja - sua vitamina C fortalece o nosso sistema imunológico; era a fruta favorita dos médicos árabes na Idade Média; boa fonte de fibra, pele branca em volta de cada gomo."
"beterraba - rica em ácido fólico, potássio, ferro e silício, mineral importante para os ossos"
"hortelã" - estimula a digestão, usada na indústria farmacêutica; melhora cólicas, náuseas, é descongestionante ...."
Sensibilidade e mudanças de humor são características consideradas femininas e, este livro nos ajuda a evitar alimentos que nos roubam energia e selecionar os nossos "aliados".
Este livro vale um tesouro! Obrigada autoras queridas!
por Maria Lucia Zulzke, em 26 de agosto de 2009, S.Paulo - Brasil, 10:15 am
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)