Esse período de transição pode conduzir a ganhos e ao usufruto ainda maior da vida ou a um período de sombras e sofrimentos para quem precisa viver e atuar numa sociedade regida por aparências, magreza, êxito e felicidade exultante.
"A aparência bonita e jovial é até mais fácil de ser alcançada já que a boa forma física é lei no século 21" Mas o "conteúdo", quer dizer, a disposição, a alegria, o prazer de viver, a afetividade, a libido em perfeito equilíbrio - precisa estar em harmonia com toda essa juventude exterior. "
"O primeiro equívoco foi devorar rapidamente as refeições. Aprendemos juntas os fundamentos milenares dos orientais, de que quem come com pressa diminui a capacidade digestiva e adquire um temperamento impaciente. .... Mas, se você, além de comer rapidamente, troca uma refeição por um doce regado a cafeína, o excesso de açúcar a deixará mais ansiosa e você vai comer mais e mais doces. Isso nós constatamos na prática!"
"À medida que a mulher vai se aproximando dos cinquenta anos, ela começa a reavaliar o seu estilo de vida e as mudanças que precisam ser feitas para melhorá-lo. ...Fazer cinquenta anos ainda é um marco. A mulher começa a sentir-se mais solitária, com menos energia, e passa a questionar-se: o que eu quero? o que devo fazer agora? " O seu corpo dá sinais de envelhecimento - está mais difícil manter o peso...... Os hormônios são os maiores responsáveis por esse despertar de incertezas. .....Ela deseja sentir-se viva, mas está dificil."
"Alguns alimentos aumentam os níveis hormonais e outros elevam a excreção dos hormônios responsáveis por essa instabilidade no ciclo menstrual. Os fitoesteróides imitam a ação do estrogênio nas células do nosso corpo; são conhecidos como fitoestrogênios - a isoflavona é o fitoestrogênio da soja. Está na hora de as mulheres conscientizarem-se de que os alimentos que ingerem também podem mudar os hormônios sexuais no seu corpo e garantir uma transição menos atribulada para a menopausa."
Flávia Quaresma é uma chef de cozinha e Jane Corona é médica nutróloga.
Este livro tem mais de 300 pgs, as autoras merecem muitos dias em sua companhia e é o que farei!
por Maria Lucia Zulzke, em 22 de agosto de 2009, às 14:00 em São Paulo - SP - Brasil