Não sei se esse livro foi comercializado no Brasil, em português.
Trata-se de uma história empresarial tão bem arquitetada, tão bem imaginada, sobre qualidade! É uma fábula sobre qualidade.
Como seria o idioma sem as pontuações, vírgulas, sem poder ter recursos visuais para demonstrar nossas emoções? E assim, foi criada a empresa - Pontuação Ltda - muito bem sucedida, com ampla linha de produtos - ponto e vírgula, dois pontos, reticências etc.
A concorrência chega para a empresa com a disputa dos consumidores e como se comportavam os funcionários? Como era a qualidade das pontuações e a importância da sua qualidade e da fixação para que o texto pudesse expressar exatamente o que deveria, evitando erros, equívocos ou perdas das pontuações etc.
É uma fábula muito bem montada, uma leitura deliciosa que deixa imensa saudades da época - 1985.
Raramente eu sou saudosista, gosto de pensar o futuro, mas naquela época havia toda a boa fé do mundo para se fazer o melhor, cada um iria procurar fazer o melhor pois ansiávamos por liberdade política e, a concorrência mundial e internacional não desanimava tanto, na partida, com o afunilamento atual das riquezas e a desigualdade financeira cada vez maior, nos dias de hoje.
Lançada a fábula 24 anos atrás, quando saíamos do regime fechado no Brasil, quando as empresas estavam procurando abrir-se para o diálogo com os clientes, aprimorando a qualidade, agilizando os processos de comunicação com os públicos internos e externos.
Hoje, a concorrência mundial é tão brutal, tão intensa, tão sem rosto, capitais voláteis indo e vindo, de acionistas de qualquer parte do mundo, que não importa o desemprego, não importa quem irá ser cortado e excluído do mercado que fica difícil encontrar as respostas. Quais são nossos pontos fortes e competitivos, o que podemos ver na qualidade dos nossos informativos e comentários?
Atualmente, a internet traz novas questões, precisamos decidir sobre produtos, discos e livros via web. Valem? E como pagar direitos autorais? Quem se valerá? Como sobreviver na exclusão do trabalho? Quem pagará direitos autorais pelo material da web? Como medir conquistas e vitórias? Quem é o concorrente?
O livro " I know it when I see it" lançado em 1985 é focado em produção, qualidade, trabalho de equipe, consumidor - para produtos concretos e físicos.
É um texto de condução muito inteligente - "Só Vendo para Crer" - na tradução do título pelo Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais - IMAM, em 1989.
Maria Lucia Zulzke, em 14 de novembro de 2009, às 13:50, em S.Paulo - SP - Brasil
sábado, 14 de novembro de 2009
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