terça-feira, 20 de outubro de 2009

Portais Secretos - Nilton Bonder - Rocco Editora

Até breve, Lya Luft! Seu livro continua pertinho do meu coração.

Eu me comprometi, internamente, com os outros autores e quero apresentá-los aos meus eventuais leitores (nem imagino quem leia este meu blog além de algumas poucas pessoas queridas de minha família nuclear!)

Um dos meus mais prezados autores, em meu histórico de vida profissional, por mais de 16 anos, é o rabino Nilton Bonder. Creio que tenho quase todos os seus livros, recomendo que comprem e leiam!  

Eu escrevi para o rabino Nilton Bonder, em 1997, pois adoro cumprimentar os autores e fiz questão de usar referências de seus livros em meus cursos.  Seus livros foram devidamente mencionados e os créditos ressaltados. Ao escolher o seu livro -  "Portais Secretos - acessos arcaicos à internet" - meu objetivo é duplo: também prestigiar esse meio de conexão e comunicação, poderoso por nos conectar com os demais  que 
"comungam" nossos maiores valores pessoais,  familiares, profissionais, sociais, ambientais etc 

Eu só abro sites que me deixam à vontade e como não sou contratada por ninguém e nem estou investigando o lado dark do mundo,  eu faço um foco no que considero o melhor para mim.

Vamos ao livro:

pg 88 " Como posso rezar pedindo para que alguém se arrependa de suas faltas, quando esta prece, se for ouvida nos céus, representa uma clara interferência no livre-arbítrio desta pessoa?"

" Respondeu o rabino: O que é D´us? A totalidade das almas. Seja lá o que existe no todo, também existe na parte. Portanto, em cada alma, todas as almas estão contidas. Se eu me transformo e cresço como indivíduo, eu mesmo contenho em mim a pessoa a quem quero ajudar, e esta contém a mim nela. Minha transformação pessoal ajuda a tornar "o ele em mim" melhor e o "eu-nele" melhor, também. Desta forma fica muito mais fácil para o "ele em mim" tornar-se melhor."

pg 89 " Mas se não conseguimos ainda sequer perceber isto em relação a outros seres humanos, com os quais temos tantas intercessões, imagine-se então com outras espécies ou com tudo mais que existe.

É parte da evolução humana descobrir que o mundo externo é uma representação do lugar de cada um de nós. Quando entendermos isto, vamos nos surpreender por reconhecermos o quanto nossas existências são uma representação virtual destas inúmeras interações. Nossas vidas são um meio, uma mídia, uma determinada forma de expressão destas intrincadas interações da rede."

pg 75 - " A interatividade é a cidadania do exílio. A chamada realidade virtual não é a realidade da mentira, a realidade que não está acontecendo. O que é virtual hoje é o que não possui uma mídia apurada o suficiente para ser percebida como uma realidade absoluta."

pg 69 " Diferentemente dos nômades que nunca internalizaram o paradigma do lugar, os descendentes de Israel traziam esta dualidade de preservar o sonho de retorno ao lugar a partir de uma experiência profunda de não-lugar. E tornaram-se mestres no não-lugar.....Um mundo tentando se consolidar em fidelidades nacionais, convivia com estes que funcionavam internacionalmente. Seja no comércio no qual se sobressaíram ou mesmo nas atividades financeiras, os judeus viviam numa dimensão internacional e isto era compreendido como muito perigoso "


Maria Lucia Zulzke, em 20 de outubro de 2009, às 10:37 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

Nenhum comentário: