quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Passagens - crises previsíveis da vida adulta - Gail Sheehy

Encontrei um outro aspecto importante no livro que não ressaltei ontem  - trata-se da passagem de magnatas empresariais ao setor de filantropia e "mentoring".

" Os problemas da generatividade"  - Para cada magnata que se transforma em filantropo e todo executivo que passa a desempenhar o papel de mentor, há dezenas de gerentes de escalão intermediário que acreditam que, se não forem capazes de manter sua percentagem no mercado, não prestam para nada.

Depois de tanto tempo medindo seu próprio valor segundo as demonstrações de perda e lucros, internalizaram todos os valores do sistema empresarial.... Por trás de seu pára choques protetores, suas rebeliões frustradas, a maioria dos gerentes de escalão intermediário sabe que custam um vintém a dúzia.

Homens mais jovens não são anjos a serem ensinados; são também uma ameaça. Esse conflito de generatividade é acompanhado pelo medo de correr mais riscos e da abominada falta de heroismo que a cada dia deixa atrás de si mais sinais desse medo....

"A coragem para uma mudança de carreira - No entanto, para muitos executivos há nesse tipo de ajustamento muita coisa que implica fracasso e obsolescência. Podem desejar sair, mas muitas vezes acham dificil passar para um trabalho de menos prestígio........ Quanto tempo realmente leva para um gerente intermediário realizar tal mudança é outra história.

....Os temores são de estagnação. Esses homens são pessoas fanatizadas pelo trabalho. Possuem uma coisa que conhecem muito bem e na qual trabalharam. Parar e mudar para outra coisa é muito duro."


por Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, em 24 setembro 2009, 11:35am

Nenhum comentário: