Quando estamos experimentando uma culinária diferente e que nos agrada muito, queremos voltar aos pratos preferidos e passamos dias repetindo receitas prediletas. Alguns paladares são assim e alguns sabores são assim. Outros, não queremos repetir jamais! Desagradáveis, fazem-nos mal!
Com bons livros é quase o mesmo que acontece. Como ler depressa este livro? Volto ao mesmo parágrafo várias vezes, releio, fecho o livro e volto - são palavras simples, unidas numa frase, e fazem a diferença " Vejo o instante em que o apresentei a meu pai no jardim do colégio. Ele o aceitou como amigo, porque você era meu amigo. Não confiava sua amizade a qualquer um. Falava pouco, mas podia-se confiar no que dizia, até a morte. Lembra-se daquele instante? ......meu pai apertou sua mão. Você é o amigo de meu filho? disse 'Honre esta amizade' Creio que para ele não havia nada mais importante que a honra. Está me ouvindo?"
pg 89 - " Porque existe uma verdade baseada nos fatos. Aconteceu isto e aquilo, neste ou naquele momento. São coisas fáceis de estabelecer. Os fatos falam por si, como se costuma dizer, e no final da vida todos os fatos, postos lado a lado, lançam acusações e clamam às escâncaras, com mais força do que um condenado submetido à tortura. Não pode haver equívocos sobre o que aconteceu.....Não pecamos só pelos atos, mas também pela intenção que nos leva a executar determinados atos. A intenção é tudo. Os grandes códigos jurídicos de inspiração religiosa do passado, que consultei, declaram explicitamente: um homem pode aviltar-se por infidelidade e por atos infames, sim, também pode tocar o fundo, cometer homicídio, e no entanto conservar sua pureza interior. O ato ainda não corresponde à verdade. É uma simples consequência. .... o fato ... é fácil estabelecer, o motivo, não. Creia.... examinei todas as hipóteses que pudessem me ajudar a entender a razão desse seu passo incompreensível."
por Maria Lucia Zulzke, em 10 de setembro de 2009, às 13:30 hs em S.Paulo - SP - Brasil
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário