sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Capitalismo Natural - Cultrix . Amana Key

Difícil é despedir-me de um livro! Antes de terminar a leitura deste livro, 302 pgs, preciso compartilhar mais um pouco para estimular que outros o leiam!

pg3 " A humanidade herdou um acúmulo de 3,8 bilhões de capital natural. Em se mantendo os padrões atuais de uso e degradação, muito pouco há de restar.....O capitalismo natural reconhece a interdependência fundamental entre a produção e o uso de capital produzido pelo homem, por um lado, e a conservação e o fornecimento do capital natural, por outro......"

"O debate sobre o clima é uma questão pública na qual os ativos em riscos não são recursos específicos como o petróleo, o peixe ou a madeira, mas o sistema que sustenta a vida. Um dos ciclos mais críticos da natureza é a troca contínua de dióxido de carbono por oxigênio entre plantas e animais. A natureza presta gratuitamente esse "serviço de reciclagem".

pg 7 " Após 2 séculos de aumento da produtividade do trabalho, de liquidação dos recursos naturais ao custo de sua extração, não no valor de sua substituição, e de exploração dos sistemas vivos como se fossem gratuitos, infinitos e em perpétua renovação, as pessoas é que passaram a ser um recurso abundante, enquanto a natureza tornou-se assustadoramente escassa."

A mensagem básica é Não Desperdice! Investir em novas tecnologias para indústrias poderosas mundiais e entender as fontes dos recursos naturais. Questionar os aspectos da produtividade do trabalho, a eficiência das máquinas frente à condição humana - suas necessidades de escola, alimentação, locomoção, saúde, moradia etc

Autores: Paul Hawken, Amory Lovins, L Hunter Lovin

por Maria Lucia Zulzke, São Paulo - SP - Brasil, em 21 agosto de 2009 8:40 am

Nenhum comentário: