terça-feira, 18 de julho de 2017

Trabalho invisível, com prazer !

Biblioteca em Lisboa ou Coimbra -  uma das mais belas bibliotecas do mundo - D.João VI  no século 19, pouco trouxe da  biblioteca
Julho FLIP 2008
Há 10 anos - tanta coisa aconteceu !
Neste blog sobre livros parei de escrever, pois recomecei a ler sem parar e queria  preparar um "draft" de livro para pessoas se planejarem como chegar bem e viver depois de 60 anos !

Que prazer é poder ler , se a visão colabora. Os livros esperam pacientes nas estantes, e quando pego para ler e escorre a etiqueta da livraria onde comprei e o papel da registradora cai no chão e ainda traz legível um ano, ano 2001 ! coisa boa, impressão intacta do pagamento, locais das livrarias em São Paulo mais prováveis: Fnac, Livraria Cultura, Saraiva e Livraria da Vila. Os de 2008, comprei na FLIP em Paraty, todos com autógrafos dos autores. E os italianos em viagem, outros  comprados nos Estados Unidos, adoro quando deixo cartões dentro, alguma referência ao vôo da viagem dentro do livro e continua visível o ano. Uma surpresa- reencontrar a mim mesma.

Minha vida ao redor dos livros é um mergulho em décadas de vida, relembro onde, quem estava comigo ou me deu o livro, as razões de ter escolhido o livro e , paradoxal, jamais imaginei que alguns livros lidos há décadas e eu adorei, não tenho mais paciência de ler, tento e desisto. Tentarei mais algumas vezes?

Foi em 2015 ou antes que iniciei o rascunho de algo que seria um planejamento para viver bem após 60 anos. Eu me culpava por não saber como me portar e viver nessa transição crucial da vida. Filhos/as deixam a casa, relações se rompem, trabalhos são reformulados, as manutenções ficam caras e não mais baratas, como se diz muito de forma mentirosa.

Os planos de saúde aumentam de preço, amigas e amigos falecem, muitos/as tiveram câncer, operações delicadas, cirurgias sem esperanças, obesidade, dificuldades de andar, remoções de órgãos,  a maioria com remédios para depressão e visitas regulares em psicólogos e psiquiatras, tudo isso com menos de 60 anos de idade ! Poucos /as falam. Tabus !

Como é tabu, eu me culpei uns 10 anos por não saber o que acontecia após 50 anos. Estava com 56 kg (elegante), cheia de vontade de realizar, ainda viajaria para o exterior mais uns 8 anos, sózinha, sem agências de viagens ou acompanhantes, mas o mundo pareceu mudar totalmente.

Os livros que li, além dos mencionados, anteriormente foram: Managing your money for retirement ( presente que ganhei com 30 anos de idade ! e claro, coloquei no fundo de uma estante secundária) - Aprendendo a envelhecer - Mortais (excelente) - A inteligência hormonal da mulher -  A revolução das 7 Mulheres -  Medo da Vida - e vários outros.

Nada parecia acontecer. Um limbo ! Conversar com pessoas de mais de 50 anos é um risco de cair numa conversa sobre " pedras na vesícula"; torções de pé e mão; câncer; emagrecimento; falta de recursos financeiros; mau humor e falta de ânimo; agressividade e ironia; problemas renais e diálise; diabetes e ódio ao envelhecimento; a lista de assuntos tristes é imensa da pessoa que envelhece e de seus pais, irmãos. Não estou sendo ruim- essa tendência a assuntos assustadores parece recorrente em muitas gerações e famílias.

Num quadro desses, como respirar e ter estímulo para reuniões ou visitas  ?

Mesmo um pouco empoeirados, mesmo com décadas de defasagem entre compra e leitura, lá encontrei, na altura de minhas mãos, os meus livros. Ali, leais e fiéis para compartilharem comigo suas experiências. Emoção imensa, e como agradecer a tantos autores que eles salvaram anos de minha vida ao lado, é claro do amor e carinho de quem me trata bem e me quer bem?


Hoje, 18 de julho de 2017, volto a escrever neste blog. Continuo lendo, mas no momento, além do que foi citado e deixado mencionado, não me sinto disponível para compartilhar mais nada.

Leiam se precisarem de boas companhias. Em São Paulo existem locadoras de livros e ótimas bibliotecas.

1997 - nova edição de meu livro "Abrindo a empresa para o consumidor" - esgotado e não mais impresso


Maria Lucia Zulzke, em São Paulo - SP - 18 de julho de 2017 - perto de 15 horas, dia frio perto de 10 graus celsius, até nisso o livro é formidável, sob um cobertor, uma bebida quente, um diálogo interno, uma conversa baixinho com o/a autor/a e o/a leitor/a.



segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Manual de Longevidade = Juruá Editora Psicologia

Sob a coordenação da mestra Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, esse livro  é fundamental para quem entra nos 50 anos ou mais.

Foi  escrito por vários estudiosos e aborda temas múltiplos relacionados ao processo do envelhecimento com enfoques de pessoas excepcionais.

É corajoso suficiente para admitir , e analisar os preconceitos contra idosos/as, aborda a questão social, a identidade ( ah sim, isso é importante - recentemente , disseram algo sobre mim e depois comentaram “mas isso foi no seu passado” ...como se as experiências positivas e bem sucedidas do meu passado não fizessem parte da minha vida, e eu ainda estou viva rsss).

O livro diz sobre os relacionamentos inter- geracionais, o contato com netos e netas,  vida social e afetiva,  a aceitação e percepção dos idosos no dia-a-dia. O circulo familiar. O ciclo da vida.  Nossa ,  esse livro é bem organizado e construído !  Nos deixa muito bem ! Eu , ao ler, estou com mais de 60 anos.

Obrigada para todos autores e autoras desse maravilhoso livro ! Não deixem de ler.

Eu, ao lado de Painel do Dr. Olavo Setubal - ex Prefeito da cidade de São Paulo - como foi lindo e instrutivo poder observar de perto seu desembaraço crescente frente à mídia nos anos de vida pública. Muitos aprendizados.

S.Paulo - SP - Brasil - 31 de outubro de 2016 - 6:10 pm - segunda-feira.

Memórias de uma envelhescente - Judith Nogueira

Gostoso poder ler um livro que nos lembra como é ser jovem, como é ter planos e estar convicto/a que irão dar certo.

Gostoso viver seguindo por um caminho e mesmo quando circunstâncias, pessoas, conjunturas, ironias, acidentes acontecem.... nós temos lucidez para alertar o que é nosso e o que é interpretação da outra pessoa , ou leitura interna de uma pessoa que nada tem a ver com nossa vida, nossos valores, pensamentos e planos.

Esse foi mais um dos ótimos livros que li nesses 2 últimos meses. Ainda preciso reler alguns trechos que mais gostei.

Uma médica escreveu !  Mestre em Comunicação pela PUC - SP. Procurem o livro e vão encontrar.  Ela nos mostra lados bons de se envelhecer... difícil de acreditar , mas ela consegue . Uma profissional de bom poder de convencimento.

Eu , na Pinacoteca de S.Paulo - ao lado de um grande painel com o saudoso ex Prefeito de S.Paulo - Dr. Olavo Setubal. Ele prefeito, eu, naquela época trabalhava no Procon-SP




S.Paulo, SP - Brasil -  31 de outubro de 2016 - segunda-feira - 5:57 pm -



quarta-feira, 5 de outubro de 2016

livro "O Sucesso" - Adriana Lisboa - Editora Alfaguara

Recém lançado no mercado , o livro de contos de Adriana Lisboa "O Sucesso" - Editora Alfaguara, 2016, chamou-me atenção por ter ganho prêmio José Saramago e usar o gerúndio em um dos contos - A mocinha da foto -  pg 53.

" Estava achando normal vê-lo agora preocupado com o colesterol alto, estava até se acostumando a vê-lo sair para caminhar todo dia, mesmo sendo o verão mais infernal de que tinham memória..."   "Depois dos sessenta, a pessoa precisa mesmo arranjar um modo de driblar a aceleração do tempo. "

Essa minha admiração pela autora Adriana, fica mais forte, além da qualidade das histórias escritas, porque na área de trabalho do Call Center, os profissionais foram massacrados por dizerem - Estaremos enviando.... estou transferindo... e assim por diante.... era uma das etapas de trabalho...

Quando se está diante de um processo com vários diferentes momentos de trabalho ou de vida, esse tempo de verbo é bem aplicado. No Brasil, foi objeto de verdadeiro tiroteio durante anos.


o o  000 o 
oooo oooooooooooooooooooooooooooooooooo
 ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo


SUCESSOOOOOOO OO o  o  o  o

Sigo lendo meus amados livros, companheiros de todas horas, com os quais pude passar horas e horas, dias e dias, desde quando fui alfabetizada ! E isso há décadas.

Feliz Dia das Crianças, em 12 de outubro, com os livros infantis, proporcionadores de papel, tato, visão, cheirinho natural das folhas, textura das folhas, cores e tudo de bom que representa para a introspecção, desenvolvimento de neurônios e foco das crianças.


Maria Lucia Zulzke, em 5 de outubro de 2016, às 12: 51 hs em S.Paulo - SP - Brasil.






"Tirando os sapatos" - Nilton Bonder - Rocco Editora


Li, reli e preciso voltar a ler esse belíssimo livro do Rabino Nilton Bonder - "Tirando os Sapatos" relatos de jornada interior e territorial , feita com outras pessoas, de outras crenças, em territórios mencionados no Velho Testamento. Dei de presente e emprestei meu exemplar. (Nesses meses de 2022 - adendo- só a leitura pode amenizar absurdos cometidos por  manifestantes delirantes de igrejas na colérica manifestação estridente em igreja da Padroeira do Brasil). Inimaginável! 

Esse livro é singular. Viagem realizada em Novembro de 2006.  Turismo espiritual. Num dos focos do livro está o território pisado, trajeto feito pelo corpo físico, hotéis, ruas e experiências dos relevos. Com a colaboração de uma jornalista, o Rabino fez uma entrevista, Tania Menai elaborou o texto. Num relato de seu próprio punho, Nilton Bonder  escreve sobre sua alma, a exteriorização de seu interior e a sua descoberta do Outro .

São Paulo - SP - 5 de outubro de 2016 - por Maria Lucia Zulzke, 12:16 hs 

01/11/2022 -  adendo