sábado, 8 de novembro de 2014

O Primeiro Homem, Albert Camus, 1994

Meu exemplar desse livro foi comprado nos anos 90, talvez esperasse o tempo certo para ser lido.
Deliciosas horas me proporcionou nesse início de novembro de 2014 ! Ao final da leitura, fui pesquisar a biografia do autor e, para minha imensa surpresa, era o exato dia do seu aniversário 7 novembro - nasceu em 1913, morreu num acidente de carro com apenas 47 anos, em 1960. Além de ser um livro lindíssimo sobre infância de um menino, o aprendizado no colégio e as dificuldades da vida e rotina numa família pobre, mostra quão importantes são os professores para órfãos, e podem ajudar a ocupar o vazio deixado pela morte de uma figura parental. Os manuscritos desse livro foram recuperados com característica valiosa, foi necessário imenso esforço para conseguirem datilografar as páginas manuscritas em letra miúda e bem difícil de ser entendida, como fotos de páginas do manuscrito revelam. Esses manuscritos foram encontrados com o autor, no carro onde se acidentou e morreu. Quem escreve e narra a história é Jacques, aos 40 anos, a partir da visita que faz ao túmulo de seu pai. O texto é em formato de autobiografia pungente. Trata de uma universalidade que extrapola completamente o exótico lugar de Argel, Descreve a beleza do lugar, a praia, os árabes, os comerciantes, as ruas, a fachada do colégio, o rigor e bondade do professor, em vigorosa memória pessoal sobre o crescimento de uma criança. "Jacques sempre tinha devorado todos os livros que lhe caíam nas mãos e engolia-os com a mesma avidez com que vivia, brincava ou sonhava. Mas a leitura permitia-lhe escapar para um universo inocente em que a riqueza e a pobreza eram igualmente interessantes porque eram perfeitamente irreais." Um professor observou a capacidade do menino e se comprometeu a ajudá-lo no exame de admissão do ginásio - "Um professor primário, deste ponto de vista, está mais próximo de um pai, ocupa quase todo o seu lugar, é inevitável como ele faz parte da necessidade."... "Sua ortografia imperturbável, seus sólidos cálculos, sua memória treinada e sobretudo o respeito que lhes tinham inculcado por todos os tipos de conhecimento eram, ao menos no início de seus estudos, trunfos magistrais." "... Casbah, um bairro que dominava a cidade e o mar, ocupado por pequenos comerciantes de todas as raças e religiões, onde as casas cheiravam ao mesmo tempo a tempero e a pobreza. Lá estava ele, envelhecido, o cabelo mais escasso, as manchas de velhice por trás da pele já vitrificada das faces e das mãos, deslocando-se mais devagar do que outrora e visivelmente contente logo que conseguia sentar-se em sua cadeira de vime, perto da janela que dava para a rua do comércio...." contracapa - Romance que assume uma dimensão mítica e trágica, testamento literário e político de um dos maiores escritores do século 20 - Depois de ler o livro, ainda há mais um presente à espera de seus admiradores/as, pelo youtube, consegue-se ver a magistral interpretação por Marcelo Mastroiani, do Filme O Estrangeiro - numa recuperação excelente em qualidade. Início de novembro voltado a esse célebre autor nascido na Argélia, tendo lido a carta que escreveu ao professor em 19 novembro de 1957 - época em que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Maria Lucia Zulzke, em 8 de novembro de 2014, em S.Paulo - capital - Brasil, sábado 5:59 pm

domingo, 2 de novembro de 2014

Diário da Queda - Michel Laub - Cia das Letras

Diário da Queda, excelente livro de Michel Laub (foto) é um romance sobre Identidade e Memória, as influências das gerações numa mesma família. Em uma escrita ágil, atraente, usa da ironia em alguns capítulos, aborda desafios de adolescentes nas escolas, o conceito de grupo e suas identidades, do adolescente "diferente", trata do tema atual do "bulling" sem mencionar esse termo, perseguições podem ser suportadas sem que os pais dos estudantes fiquem sabendo. Pelo avô, imigrante europeu, o narrador aproxima muitos de nós com ascendência européia, que se lembram de alguém da família com características semelhantes, a circunspecção e poucas palavras, as profissões disponíveis como caixeiros-viajantes, comerciantes e a dificuldade com o domínio do idioma. Para aqueles cujo foco principal é o holocausto, o avô é sobrevivente que, no Brasil, teve oportunidade de casar-se e formar família no Rio Grande do Sul. Há uma abordagem da moral judaica e rituais para introduzir os rapazes na vida adulta, descobertas e registros, por meio de diários do avô do narrador. O autor passa grande emoção em seu ritmo de escrita nas 151 páginas. Os direitos autorais foram vendidos para o cinema e há versão do romance em mais de 10 idiomas. Editora Companhia das Letras. Esse foi um dos livros estudados no Ciclo de Críticas, de autoria de Michel Laub, coordenação Jardim Alheio, na Casa das Rosas, em S.Paulo - capital, no mês de outubro de 2014. Maria Lucia Zulzke, em 02 de novembro de 2014, em São Paulo - capital - Brasil, 10:36 am.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A maçã envenenada - Michel Laub - Cia das Letras

Envolvente texto, escrito em primeira pessoa, aproximando muito o (a) leitor(a) do autor Michel Laub, como se o narrador fosse um amigo próximo nos abrindo fatos de sua vida, em retrospectiva de 20 anos. Fala-nos como conheceu a primeira namorada e que seria depois a cantora da sua banda de rock, sucessivos eventos, horas da verdade, com a garota de sua idade, 18 anos, órfã de mãe e de grande intensidade. Os sonhos de verem juntos o show de rock em S.Paulo, em 1993, do grupo Nirvana e como compromissos, dificuldades do tempo entre outras, foram dificultando que os planos se realizassem. Em paralelo, no ano de 1994, o suicídio de Kurt Cobain do Nirvana é um grande choque para os jovens que eram fanáticos e tinham profundos sentimentos pelo grupo e pelas músicas. Lembranças recorrentes, conexões de fatos e datas, as resiliências para dar conta dos imprevistos da vida, mesmo sem saber o que precisávamos em determinadas épocas e circunstâncias, escolhas, causas e efeitos. A vida pode ficar em suspenso, num tempo presente eternizado, diante de algo inesperado e trágico. São situações extremamente bem alinhavadas e pontuais a nos segurar na leitura, e dá vontade de reler e ir fazendo identificações com nossos próprios desafios e décadas de vida, a partir de 1992.
Maria Lucia Zulzke, em 29 de outubro de 2014 - AprendaLeia - no blog umlivromeumestre.blogspot.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dicas do Meu Livro de Cozinha ...Receitas...


Colagens feitas por Milena Galli para expressar as empresas com que trabalhei como consultora .


1-Muito cuidado com a saúde do(a) cozinheiro(a) - espirros, tosse, resfriados, cortes na mão, coceira na cabeça ou nos braços e mãos, alergias além de outros problemas sérios de saúde - Perigo se as mãos não forem higienizadas e limpas
antes de tocar no alimento.

2 -Cuidado se a pessoa tiver por hábito mexer no nariz, rosto, unhas, cabelo e não lavar bem as mãos!

3 - Após ir ao banheiro, o risco é incalculável se não higienizar muito bem unhas, mãos e entre os dedos. Sua refeição poderá ser uma bomba caseira.

4- Sujeiras - do corpo, do rosto, das mãos, dos braços e das roupas - exigência máxima de limpeza, a proteção dos cabelos com touca é muito importante.

5 - Maus Hábitos - experimentar o alimento, colocando a colher na boca, enquanto prepara e voltar a colher na panela sem lavar antes. É um gesto até corriqueiro e familiar, parece inofensivo mas é desaconselhável pois as bactérias da boca do cozinheiro/a vão para a panela e se o calor não for suficiente para eliminar depois...

6 - Mexer no cabelo, suar e pingar na cozinha .... é preciso comentar? Ir ao banheiro e não lavar muito bem as mãos....jamais!

7-Falta de limpeza na pia, bancada de trabalho, talheres e panelas - tudo deve ser limpo previamente, e muito mais quando os utensílios são pouco usados pois a poeira pode esconder mofo e bolores.

8-Temperatura de refrigeração e de resfriamento - consulte manuais, observe e seja prudente.

9-Validade dos industrializados - olhe, acompanhe e planeje para usar antes de expirar a data limite para consumo.

10-Falta de qualidade dos alimentos frescos - selecione o local da compra. Quanto mais experiente é uma pessoa, mais habituada ela está para selecionar e escolher bem frutas, legumes e verduras.

11-Cor do alimento - pontos escuros, manchas brancas, cinzentas, negras e vermelhas, pontos moles anormais, alteração no cheiro em geral indicam algo errado. Alimentos exóticos, queijos sofisticados, devem ser comprados em fornecedores idôneos e com o prévio cuidado do consumidor.

12-Insetos e carunchos em cereais, grãos etc são invasores estão se alimentando dos nutrientes dos seus alimentos, empobrecendo-os, e deixando-os fora de segurança.

13-Moscas e insetos no ambiente - é proibido começar a cozinhar com esse tipo de "vizinhança ou visita" nas panelas e pratos. Eliminar esses indesejáveis invasores antes de cozinhar, o mesmo vale para a sala de almoço ou jantar.

14-Animais caseiros na cozinha, andando sobre a pia, na bancada de trabalho e perto do fogão - lembrar-se que nos pés, patas, bicos, cascos, pelos dos animais estão bactérias, fungos e sujeiras invisíveis. Ao depositar um talher na bancada e que será levado para mexer um creme, por exemplo, poderá acontecer a contaminação dos alimentos. Além de deixar tudo limpo, é prudente evitar a presença de animais na cozinha. Seria preciso falar muito mais sobre a inconveniência de que os nossos queridos animais de estimação passem pelos locais onde preparamos nossos alimentos?

15-Reuso de farinhas. Após usar as farinhas para fazer um bife à milanesa, por exemplo, a eventual sobra deverá ser descartada. Como as farinhas entram em contato com as carnes e os ovos, essa mistura irá favorecer a proliferação posterior de bactérias. Portanto, a recomendação é usar aos poucos as farinhas, de acordo com o número de bifes, para que não sobrem e as sobras não devem ser guardadas.

Ilustrações de receitas de culinária

16-Falta de frescor e qualidade dos ovos crus - quando usados para fazer as receitas, evite quebrar diretamente sobre os demais ingredientes, pois no caso da gema estar mole e esparramar, ficará difícil separar dos demais produtos. Os ovos devem ser deixados 20 minutos fora da geladeira, antes do uso. Lavar os ovos e quebrá-los numa vasilha separada para verificar o estado da gema e clara. Gema firme e redonda, que não se espalha e clara limpida e firme são sinais de que o ovo está em boas condições de uso. Clara opaca ou escurecida descarte!

17- Cuidado ao preparar peixes e carnes - não usar a tábua de cortar carne sem prévia lavagem após usá-la para cortar queijos, carnes, verduras ou outros alimentos. Após o tempero das carnes, essas devem ser mantidas na geladeira. Manter carnes na temperatura ambiente, em épocas de verão, no máximo tolera-se 10 minutos. O crescimento bacteriano é um processo invisível e exponencial, seus resultados aparecem algumas horas depois da ingestão do alimento contaminado, em forma de febre, diarréia, vômitos e tremores.

18-Sujeira nas verduras - a assepsia das verduras deve passar por 3 fases: a) lavagem com água corrente, folha por folha; b) deixar de 10 a 20 minutos imersa em água com uma colher de sopa de vinagre ou gotas de hidrosteril, de acordo com orientação da embalagem; c) nova lavagem, folha por folha, debaixo de água corrente, para remover os residuais mortos e sujeiras desprendidas. d) se tiver centrífuga de água, as folhas ficam mais secas e a salada mais saborosa.

19-Ensopados ou carnes de panela, peixes com molhos e outros pratos com caldos de carne, pedem cuidados especiais após o preparo. Servir logo após o preparo ou, conservar em geladeira, se a refeição acontecer horas depois. O caldo com carnes favorece a proliferação de bactérias. Alimentos úmidos, com alto teor de água e ricos nutrientes, formam o ambiente paradisíaco dos microorganismos e aceleram o seu crescimento com a temperatura.

20- Limpar as prateleiras internas e gavetas da geladeira! Evitar colocar produtos com embalagens sujas de locais de compra - com umidade ou "melados" pelo vazamento, como leite e refrigerantes ou cervejas, entre outros produtos. Limpar embalagens antes de deixar no ambiente fechado da geladeira.


Recomendações do Livro Pessoal de Receitas de Maria Lucia Zulzke - Orientações Caseiras para as filhas, sobrinhas e jovens que gostam de cozinhar com segurança.

Ilustrações e edição de Milena Zulzke Galli, site www.milenagalli.com


Milena Zulzke Galli  -  ilustrações do meu livro de receitas 

Maria Lucia Zulzke, em 13 de março de 2011 - S.Paulo - SP - Brasil, 22:07 hs

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Amós Oz - De Amor e Trevas


programa exibido no Roda Viva, TV Cultura, 02 de janeiro de 2012,
gravado em novembro de 2011.

(na tela da TV, aparece escrito algo assim, que ele havia explicado como conceito - de uma semente, da terra e da água - surgirá uma maçã, a maçã não aparece em cada um desses elementos separados, mas surgirá desses elementos juntos)

Autobiografia do escritor israelense, lindíssimo relato detalhado, conceitual e com citações que nos transportam para a década de 40 entre outras do século 20, numa transição de famílias em regiões em conflito, suas vidas rotineiras, encontros e sobrevivência.

O relato sobre a comunicação entre parentes, por telefone, na década de 40, usando o aparelho da farmácia, a expectativa, o envio prévio da carta para avisar, a espera da data e o laconismo da ligação frente a tudo o que significava o elo de comunicação em tempos de guerra.

E o emocionante relato sobre o imenso amor e valorização da leitura e dos livros pela sua família, as várias maneiras de organizar uma biblioteca são escritos maravilhosos e como é difícil dizer fim a tão linda leitura, onde compartilhamos tantos anos de vida de um escritor, deixo aqui o meu registro sobre essa leitura densa onde vamos aos poucos desvendando os segredos da infância, adolescência de um escritor renomado.


Maria Lucia Zulzke, 12 janeiro de 2012, às 15:28 hs, em S.Paulo - SP - Brasil