quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dicas do Meu Livro de Cozinha ...Receitas...


Colagens feitas por Milena Galli para expressar as empresas com que trabalhei como consultora .


1-Muito cuidado com a saúde do(a) cozinheiro(a) - espirros, tosse, resfriados, cortes na mão, coceira na cabeça ou nos braços e mãos, alergias além de outros problemas sérios de saúde - Perigo se as mãos não forem higienizadas e limpas
antes de tocar no alimento.

2 -Cuidado se a pessoa tiver por hábito mexer no nariz, rosto, unhas, cabelo e não lavar bem as mãos!

3 - Após ir ao banheiro, o risco é incalculável se não higienizar muito bem unhas, mãos e entre os dedos. Sua refeição poderá ser uma bomba caseira.

4- Sujeiras - do corpo, do rosto, das mãos, dos braços e das roupas - exigência máxima de limpeza, a proteção dos cabelos com touca é muito importante.

5 - Maus Hábitos - experimentar o alimento, colocando a colher na boca, enquanto prepara e voltar a colher na panela sem lavar antes. É um gesto até corriqueiro e familiar, parece inofensivo mas é desaconselhável pois as bactérias da boca do cozinheiro/a vão para a panela e se o calor não for suficiente para eliminar depois...

6 - Mexer no cabelo, suar e pingar na cozinha .... é preciso comentar? Ir ao banheiro e não lavar muito bem as mãos....jamais!

7-Falta de limpeza na pia, bancada de trabalho, talheres e panelas - tudo deve ser limpo previamente, e muito mais quando os utensílios são pouco usados pois a poeira pode esconder mofo e bolores.

8-Temperatura de refrigeração e de resfriamento - consulte manuais, observe e seja prudente.

9-Validade dos industrializados - olhe, acompanhe e planeje para usar antes de expirar a data limite para consumo.

10-Falta de qualidade dos alimentos frescos - selecione o local da compra. Quanto mais experiente é uma pessoa, mais habituada ela está para selecionar e escolher bem frutas, legumes e verduras.

11-Cor do alimento - pontos escuros, manchas brancas, cinzentas, negras e vermelhas, pontos moles anormais, alteração no cheiro em geral indicam algo errado. Alimentos exóticos, queijos sofisticados, devem ser comprados em fornecedores idôneos e com o prévio cuidado do consumidor.

12-Insetos e carunchos em cereais, grãos etc são invasores estão se alimentando dos nutrientes dos seus alimentos, empobrecendo-os, e deixando-os fora de segurança.

13-Moscas e insetos no ambiente - é proibido começar a cozinhar com esse tipo de "vizinhança ou visita" nas panelas e pratos. Eliminar esses indesejáveis invasores antes de cozinhar, o mesmo vale para a sala de almoço ou jantar.

14-Animais caseiros na cozinha, andando sobre a pia, na bancada de trabalho e perto do fogão - lembrar-se que nos pés, patas, bicos, cascos, pelos dos animais estão bactérias, fungos e sujeiras invisíveis. Ao depositar um talher na bancada e que será levado para mexer um creme, por exemplo, poderá acontecer a contaminação dos alimentos. Além de deixar tudo limpo, é prudente evitar a presença de animais na cozinha. Seria preciso falar muito mais sobre a inconveniência de que os nossos queridos animais de estimação passem pelos locais onde preparamos nossos alimentos?

15-Reuso de farinhas. Após usar as farinhas para fazer um bife à milanesa, por exemplo, a eventual sobra deverá ser descartada. Como as farinhas entram em contato com as carnes e os ovos, essa mistura irá favorecer a proliferação posterior de bactérias. Portanto, a recomendação é usar aos poucos as farinhas, de acordo com o número de bifes, para que não sobrem e as sobras não devem ser guardadas.

Ilustrações de receitas de culinária

16-Falta de frescor e qualidade dos ovos crus - quando usados para fazer as receitas, evite quebrar diretamente sobre os demais ingredientes, pois no caso da gema estar mole e esparramar, ficará difícil separar dos demais produtos. Os ovos devem ser deixados 20 minutos fora da geladeira, antes do uso. Lavar os ovos e quebrá-los numa vasilha separada para verificar o estado da gema e clara. Gema firme e redonda, que não se espalha e clara limpida e firme são sinais de que o ovo está em boas condições de uso. Clara opaca ou escurecida descarte!

17- Cuidado ao preparar peixes e carnes - não usar a tábua de cortar carne sem prévia lavagem após usá-la para cortar queijos, carnes, verduras ou outros alimentos. Após o tempero das carnes, essas devem ser mantidas na geladeira. Manter carnes na temperatura ambiente, em épocas de verão, no máximo tolera-se 10 minutos. O crescimento bacteriano é um processo invisível e exponencial, seus resultados aparecem algumas horas depois da ingestão do alimento contaminado, em forma de febre, diarréia, vômitos e tremores.

18-Sujeira nas verduras - a assepsia das verduras deve passar por 3 fases: a) lavagem com água corrente, folha por folha; b) deixar de 10 a 20 minutos imersa em água com uma colher de sopa de vinagre ou gotas de hidrosteril, de acordo com orientação da embalagem; c) nova lavagem, folha por folha, debaixo de água corrente, para remover os residuais mortos e sujeiras desprendidas. d) se tiver centrífuga de água, as folhas ficam mais secas e a salada mais saborosa.

19-Ensopados ou carnes de panela, peixes com molhos e outros pratos com caldos de carne, pedem cuidados especiais após o preparo. Servir logo após o preparo ou, conservar em geladeira, se a refeição acontecer horas depois. O caldo com carnes favorece a proliferação de bactérias. Alimentos úmidos, com alto teor de água e ricos nutrientes, formam o ambiente paradisíaco dos microorganismos e aceleram o seu crescimento com a temperatura.

20- Limpar as prateleiras internas e gavetas da geladeira! Evitar colocar produtos com embalagens sujas de locais de compra - com umidade ou "melados" pelo vazamento, como leite e refrigerantes ou cervejas, entre outros produtos. Limpar embalagens antes de deixar no ambiente fechado da geladeira.


Recomendações do Livro Pessoal de Receitas de Maria Lucia Zulzke - Orientações Caseiras para as filhas, sobrinhas e jovens que gostam de cozinhar com segurança.

Ilustrações e edição de Milena Zulzke Galli, site www.milenagalli.com


Milena Zulzke Galli  -  ilustrações do meu livro de receitas 

Maria Lucia Zulzke, em 13 de março de 2011 - S.Paulo - SP - Brasil, 22:07 hs

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Amós Oz - De Amor e Trevas


programa exibido no Roda Viva, TV Cultura, 02 de janeiro de 2012,
gravado em novembro de 2011.

(na tela da TV, aparece escrito algo assim, que ele havia explicado como conceito - de uma semente, da terra e da água - surgirá uma maçã, a maçã não aparece em cada um desses elementos separados, mas surgirá desses elementos juntos)

Autobiografia do escritor israelense, lindíssimo relato detalhado, conceitual e com citações que nos transportam para a década de 40 entre outras do século 20, numa transição de famílias em regiões em conflito, suas vidas rotineiras, encontros e sobrevivência.

O relato sobre a comunicação entre parentes, por telefone, na década de 40, usando o aparelho da farmácia, a expectativa, o envio prévio da carta para avisar, a espera da data e o laconismo da ligação frente a tudo o que significava o elo de comunicação em tempos de guerra.

E o emocionante relato sobre o imenso amor e valorização da leitura e dos livros pela sua família, as várias maneiras de organizar uma biblioteca são escritos maravilhosos e como é difícil dizer fim a tão linda leitura, onde compartilhamos tantos anos de vida de um escritor, deixo aqui o meu registro sobre essa leitura densa onde vamos aos poucos desvendando os segredos da infância, adolescência de um escritor renomado.


Maria Lucia Zulzke, 12 janeiro de 2012, às 15:28 hs, em S.Paulo - SP - Brasil

terça-feira, 30 de novembro de 2010





PANTHEON - PARIS - FRANÇA - Pêndulo de Foucault - demonstra a rotação da Terra e a rotação das estrelas. Conhecimentos a serem reverenciados.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Relógio de Pascal - Caio Túlio Costa


                                                      edição de 1991, editora Siciliano

Houve um tempo em que o autor e eu, sua esposa Bell, seus filhos pequenos e minhas filhas adolescentes conseguíamos sentar sob o mesmo guarda-sol na praia e brincávamos, na década de 90, que era o maior percentual de "ex ombudsman", por metro quadrado, nas praias do Guarujá... 1994 ou 1995.

O livro de Caio Túlio Costa, (meu exemplar é da Ed Siciliano), foto acima, é muito significativo pois relata a experiência do primeiro "Ombudsman" da imprensa brasileira e é obrigatório para quem trabalha com Ouvidoria, em empresas públicas e privadas. Proveniente de um universo articulado de poder, o Quarto Poder, a Mídia, a Imprensa.

Esse seu livro revela, sem eufemismos, sem "pisar em ovos", o montante de tensões, atritos, conflitos, interesses e posicionamentos durante seu período de trabalho no jornal Folha de S.Paulo - entre 1989 a 1991.

Ele relata casos, entra em detalhes das tratativas e demandas dos leitores, comparou com serviços de outros jornais, pode "dar nome aos bois" e, poderíamos até concluir que, a existência da entidade como a ONO - organização de "Ombudsmen" de imprensa, com sede nos USA, permite uma referência para o profissional em sua primeira experiência num jornal.

Riscos sempre existem porém, podem ser melhor calculados  e conduzidos, com o respaldo de experiências institucionalizadas.

ler na página 33 - "ombudsmen", em sintonia com seus sentimentos: "mal tratados, incompreendidos, isolados e vulneráveis".

pg 32 - Sobre a necessidade de alguma bondade do profissional, alguma ingenuidade, no bom sentido. (e eu, Maria Lucia Zulzke, com a experiência que tive durante quase 6 anos, numa empresa química,dentro da Gerência de Comunicação Social, com uma proposta ampla e inédita, creio que não reproduzida, depois dos quase 6 anos, diria que é pela presença desses sentimentos de bondade e/ou ingenuidade, e não os de malícia ou esperteza, que profissionais podem vir a ser, realmente, abusados interna e externamente. Clientes e consumidores podem ser cruéis ao testarem uma informação muito específica, criarem "situações" para o profissional, daí a necessidade de apoio institucional. )

Caio Túlio Costa teve sua carreira construída em jornalismo, a coerência de uma trajetória que não permite dizer que tenha  precisado "mudar" de lado, mesmo quando foi defender os interesses dos leitores como "Ombudsman".

Ele pode trabalhar como jornalista, colunista, professor de jornalismo, diretor de redação, editor de redação e correspondente.  Ele pode ser pleno em sua carreira e continua atuando pleno com seus conhecimentos aperfeiçoados. Sua biografia é pública e aberta.

Trabalhar em jornalismo no Brasil, significa também trabalhar para um seleto, poderoso e aclamado grupo de famílias que controlam a quase totalidade das informações, como ele menciona numa das páginas do livro: Globo - os Marinho, Record - Macedo, SBT - Silvio Santos (Abravanel), Ed. Abril - Roberto Civita, Folha de S.Paulo - Frias, Estado de S.Paulo - os Mesquita, Bandeirantes - Saad e, assim por diante. Se a mídia se amplia para provedores de internet é mais um negócio na "holding" dos empresários da comunicação.

Muita competência e muito talento são os diferenciais dos profissionais de sucesso!

E Caio Túlio bem lembra em seu livro, a faixa etária dos profissionais da Folha de S.Paulo na década de 80,  média de 28 anos de idade. pg 161 

pg 33 - A faixa etária de "ombudsmen", porém, é mais alta, superior a 45 anos e alguns com até 65 anos." (comentários meus: Vera Giangrande, relações públicas, a "Ombudsman" do Consumidor do Grupo Pão de Acúcar, contratada em 1993 para essa função, tinha cerca de 62 anos. Faleceu, trabalhando, aos 69 anos.)

pg 160 - "Erra quem tem pressa" e a Folha de São Paulo tem pressa, muita pressa em se mostrar em permanente revolução editorial" - (abençoado mundo no qual podemos admitir os eventuais erros! Críticas a manchetes, críticas à precisão dos dados, folhas impressas! ) Em 1984, o jornal tinha uma circulação anual de 81 milhões de exemplares e em 1990 alcançou 120 milhões de exemplares, a maior circulação paga de jornal no país. pg 158

Caio Túlio Costa relata atritos com outros articulistas. pg 127
Na imprensa as notícias são expostas, os estilos ficam expostos, as crenças expostas, como o capítulo sobre Paulo Francis! Quantas lembranças para quem acompanhava a ambos. 

Caio Túlio Costa relata os limites do finito, diz nome e data dos leitores que fizeram contato pg 63.

E, também, Caio Túlio Costa, quebra chavões e, na pg 59, diz textualmente, " Nem sempre o leitor tem razão. Nem é porque ele reclamou que ganha o direito de defesa... Ele representa o leitor, isso sim, mas as causas precisam ser corretas e ter relevância jornalística."

A responsabilidade de um "Ombudsman" é grande, com a exposição às vezes incomodando colegas e ninguém irá garantir um corpo jurídico respeitável para acompanhar os desdobramentos da vida de um "Ombudsman" .

Atender 100 pessoas por dia? responder a 15 questionamentos diários? Telefonemas? Emails? A parte tática, operacional, logística é a esperada e a menos traumática.

Os atritos, "os resquícios de ódios pessoais", as inimizades "conquistadas", as engraçadas "brincadeiras e pegadinhas" e os juros "futuros" que os profissionais  poderão ter que pagar... nunca se sabe.

Neste Carnaval de 2010, o livro que me acompanha é o "Relógio de Pascal" para que pulsem de bons fluídos e de amizades, as minhas estantes de madeira, com excelentes livros de excelentes autores.
Maria Lucia Zulzke, em 15 de fevereiro de 2010, às 12:20 hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Redação Escolar: Criar - Samir Meserani - Atual Editora

Um dos exercícios do livro do Professor.  Em sala de aula, ele aplicava esses exercícios, e coordenava a dinâmica.




pg 43: exercícios

"1. Escreva palavras referentes ao modo físico de duas pessoas. Ex:  gordo, olhos verdes, cabelos crespos.

2. Nós não nos conhecemos com certeza e exatidão. Mas temos uma certa imagem, real ou ideal, de alguns traços psicológicos nossos. Indique três traços que você acha que são próprios do seu modo de ser.

tímido
extrovertido
seguro
inseguro
humilde
arrogante
tranquilo
ansioso
flexível
rígido
corajoso
covarde
egoísta
altruísta
vencedor
perdedor
desajeitado
habilidoso
sociável
anti-social

Agora procure um colega e converse com ele sobre este exercício. Não precisa mostrar o que você escreveu, a não
ser que você queira."
Maria Lucia Zulzke, em 12 de fevereiro de 2010, às 8:55am, em S.Paulo - SP - Brasil.