quinta-feira, 29 de outubro de 2009

29 Outubro - Dia Nacional do Livro

Para comemorar o Dia de Hoje, Dia Nacional do Livro,
colégios e pessoas doaram livros.
                            
Da nossa parte, colaboramos com 70 livros para Doação!

sobre: Simplicidade
          Democracia
          Alma de Empresas 
          Marketing
          Lideranças para Qualidade
          Psicologia do Consumidor
          Dinâmica de Grupo
          Romances como o livro - Dia do Coringa
          Presidência de Empresas
          Como vencer a Crise
          Atendimento a Clientes
          e, muitos outros ....
          Aproveitem!


A Leitura é um grande aprendizado e prazer.

Que o conteúdo seja BOM!

E, que o Leitor se torne melhor do que antes.





Biblioteca da Universidade de Coimbra, inaugurada 1540.
30 mil volumes, estilo barroco do século 13.
Na mesma época, existiam na Europa, as bibliotecas de Bolonha - Itália, Sorbonne - França, Oxford - Inglaterra e Salamanca - Espanha.


Maria Lucia Zulzke, em 29 de outubro de 2009, às 21:44 pm, em S.Paulo - SP - Brasil


Na Biblioteca de Nova York, homenagem a Voltaire !




Um bom lugar para ver livros ... Biblioteca de  Nova York ....


Em Nova York,  de acordo com o que li, pela internet, está sendo aberta, no dia de hoje, 29 de outubro de 2009, uma exposição na Biblioteca de Nova York em homenagem a Voltaire e, particularmente ao seu  polêmico livro -  "Candide". Irá até abril de 2010.



Maria Lucia Zulzke, em 29 de outubro de 2009, em S.Paulo - SP - Brasil, às 17:15 pm

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Literatura para rejeitar !

Nas minhas estantes, alguns livros que eu nem me lembro do que tratam ou, talvez, nem tenha lido anteriormente.

Abri um, aleatoriamente, como às vezes eu faço e, após rápida leitura, para conferir, antes de doar para alguma entidade, levei um susto, que assuntos terríveis ...

Não compartilhar desse tipo de escrita é um ato de amizade e cuidado, maior do que mostrar e mencionar o "lixo" que encontrei!

Por isso gosto de ressaltar o cuidado que devemos ter em selecionar o que compramos e o que damos de presente.

Um livro, como presente, e com dedicatória, impede que se troque na livraria, mas é fácil de transformar em papel picado no lixo, para reciclar. 

Maria Lucia Zulzke, em 28 de outubro de 2009, às 17:50 em S.Paulo - SP - Brasil

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Dança do Universo-Mitos da Criação ao Big-Bang-Marcelo Gleiser- editora Cia Letras

O autor, Marcelo Gleiser, é muito conhecido, carioca, nascido em 1959 e doutorado pela importantíssima King´s College, na Inglaterra. É, também, um divulgador nas televisões e dedicado ao ensino. Prestigiado, foi premiado pelo presidente americano, Bill Clinton, em 1994.


Este seu livro, sobre o legado dos cientistas e físicos, pensadores dos séculos anteriores, mostra que há séculos e séculos a humanidade se aperfeiçoa, estuda e, se desenvolve, fazendo revolucionárias descobertas.


Quando somos crianças e jovens, tendemos a imaginar que "tudo" começou a partir do momento que nascemos ou da década em que viemos ao mundo. No máximo, imaginamos que os experimentos propiciados pela "inteligência" foi do advento do rádio, da luz e de Henry Ford, com a fabricação dos automóveis. Crianças e jovens acreditam que as pessoas de 40 e 50 anos são muito idosas ....


E, quando envelhecemos, vivemos fazendo referências ao passado, como se no passado estivessem as regras certas - era assim no meu tempo, ah no meu tempo, no meu tempo fazíamos assim ou não se fazia assim... mas de qual tempo falamos? de qual referência estamos nos servindo?

Este livro mostra que a ciência vem sendo construída há séculos e que as tendências sociais e regras morais também são duradouras, apesar de nichos sociais, grupos e países de maior liberalidade. O choque cultural do comportamento é ainda uma polêmica.

E, a liberdade de expressão, antigamente, era um assunto altamente perigoso, ser uma voz com nova visão do mundo trazia severas retaliações. Hoje, com determinados meios, discute-se o que se pode ou não divulgar e assim, acontecem os fatos, ao longo dos séculos.

na pagina 192, Marcelo Gleiser escreve : "no universo infinito de Newton, a razão era a única ponte possível até o Divino"

Da pg 135 até pg 162, há o relato sobre o evento entre a igreja católica e Galileu, e em 1992, o papa João Paulo II revogou a condenação de Galileu feita 360 anos antes

"....Ele não sofreu os terrores da tortura nem foi aprisionado num calabouço úmido e sombrio, mas viu-se privado de seu direito mais fundamental, o de expressar livremente suas idéias e descobertas."

Em maio e junho de 2009, foram feitas inúmeras exposições sobre Galileu, em várias cidades da Itália e, inclusive, dentro de igreja. A exposição que vi em Roma, era de recursos de visualização simples, painéis, posters, fotos em papel, nada digital ou interativo mas muito interessante.

pg 160 - "... no dia 22 de junho de 1633, Galileu ajoelhou-se perante os inquisidores, sua voz ecoando nas indiferentes paredes da igreja Santa Maria sopra Minerva: ... com o coração sincero e absoluta fé eu abjuro, amaldiçoo e deploro todos os erros e heresias mencionados anteriormente e quaisquer outros erros e heresias contra a Santa Igreja, e juro que no futuro jamais mencionarei, oralmente ou por escrito, qualquer coisa que levante suspeitas semelhantes contra mim".



pg 161 - "Galileu morreu em 1642, o mesmo ano em que nasceu Isaac Newton. Seus restos mortais podem ser encontrados na igreja de Santa Croce, perto dos restos de Michelangelo e de Maquiavel. "



  Galileu, sentado, com seus discípulos, e idade avançada.

Fotos obtidas em Roma, Itália, de uma das exposições feitas em maio e junho de 2009 sobre Galileu.



sobre a proporcionalidade dos ossos, resistência dos materiais e a aplicação de força e ruptura, estudos de matemática

Maria Lucia Zulzke, em 26 de outubro de 2009, às 12:00, em S.Paulo - SP - Brasil

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Manual de la Sabiduría - Paidós Plural/ Và dove ti porta il cuore - Bur La Scala



Quem gosta de aprender idiomas e entender melhor a "alma" de um povo, ler romances ou livros de leitura fácil, no idioma que se está estudando, é um excelente aprendizado.

Eu adorei ler o romance italiano, escrito por  Susanna Tamaro - "Va´ Dove Ti Porta Il Cuore". Ela é uma escritora nascida em 1957, em Trieste, com vários romances publicados.

Na contracapa do livro, ela escreveu: "E quando poi  davanti a te si apriranno tante strade e non saprai quale prendere, non imboccarne una a caso, ma siediti e aspetta. Respira con la profondità fiduciosa con cui hai respirato il giorno in cui sei venuta al mondo, senza farti distrarre da nulla, aspetta e aspetta ancora. Stai ferma, in silenzio, e ascolta il tuo cuore. Quando poi ti parla, alzati e vá dove lui ti porta."

A sonoridade da lingua italiana é fascinante!
fiducia - confiança; aspetta - espera; prendere - tomar; giorno - dia.... é uma lingua lindíssima!

tradução livre: quando diante de você abrem-se muitas opções e não sabe qual delas adotar, não se precipite indo ao acaso por uma delas. Senta e aguarda. Respira com confiança como se fosse no dia em que nasceu. Escuta seu coração e, quando o coração falar, levanta e segue.





Manual em espanhol: Comprei esse livro em espanhol mas, mesmo com as semelhanças da lingua portuguesa, eu tenho dificuldades em aprender o espanhol. Acho mais difícil do que o italiano, exatamente porque é um falso similar ! 

O livro de Edward de Bono é bacana, pode-se parar na hora que quiser e retomar a leitura quando puder.

Por não ser um romance, a leitura de Bono é feita aos poucos.

"?Cuándo se convierte la seguridad en arrogancia? ? Es nuestra seguridad algo más que "arrogancia" ante los ojos de otra persona?"

"La sabiduría tiene lugar en la percepción. Otelo estaba demasiado seguro de la posibilidad de que Desdémona le fuera infiel, lo que le condujo a una certeza de fatales consecuencias. Eso fue una remarcable falta de sabiduría, debido a la percepción impulsada por una fuerte emoción. "

Não é incrível que usem pontos de interrogação na frente da frase e no final da frase? Sinalização da dúvida!


Edward de Bono, creio que é americano, mas tem na sua biografia referências a cargos ocupados nas Universidades de Oxford, Cambridge, Londres e Harvard, com vários livros publicados e usados em empresas, com técnicas interessantes como as metáforas de se usar diferentes tipos de pares de sapatos para a ação  e, usar chapéus para diferentes papéis na vida ou funções ...

Bons livros, bons livros. Idiomas incríveis!

Maria Lucia Zulzke, em 23 de outubro de 2009, às 8:30 am, em S.Paulo - SP - Brasil