segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"The hidden dimension" - Edward Hall

O livro desse antropólogo, já falecido, foi escrito na década de 60 e é relativamente pequeno. Não sei se foi editado em português.

Eu fiquei muito bem impressionada por suas análises sobre a necessidade de distância ou de aproximação que os seres humanos precisam ter, entre si, pessoalmente, de acordo com a situação - distâncias críticas,  distâncias íntimas, distâncias sociais, distâncias pessoais e públicas, aproximações de confronto, a influência do olfato, visão e audição nas percepções etc. O tom de voz e o comportamento dos gêneros - falar alto ou sussurrar, usar voz normal ou falar muito rápido.

A intromissão na vida alheia, é entendida como sinal de inferioridade social para certos povos.

É um quebra-cabeça e tanto! Por exemplo, falar baixo pode ser entendido como sinal de educação mas pode despertar suspeitas de conspiração para outros.

As culturas diferentes também interferem nas formas de distribuição dos espaços  e, um mesmo recurso pode ser administrado de forma diferente, de acordo com as necessidades de isolamento ou de compartilhamento de um indivíduo, regido pela cultura.

Ex: adolescentes gostam de ter as portas fechadas de seus quartos para ouvir música e conversar ao telefone etc. É um sinal óbvio de necessidade de privacidade.

Percebemos o elevado individualismo atual e eu deduzo que isso seria uma contra- partida, uma tentativa de proteger-se do excesso de globalização, de massificação, de pasteurização de comportamentos, contra o excesso de informação e imagens sobre outros países, do excesso de exposição de vidas e cenários que pouco tem a ver com a nossa realidade do dia-a-dia.

Percepção do mundo  - o mundo pode ser percebido pelo tato, pelas sensações físicas ou pelas distâncias cobertas pela visão, ouvidos, nariz, estudos etc.

Com a imensa presença da televisão e da mídia na vida das pessoas, "empurrando" para dentro de nossos mundos, realidades que não nos dizem nada sobre as nossas experiências pessoais ou necessidades conjunturais, esse livro é um apoio valioso.

Pois, a cada meia hora ou a cada dia frente à mídia, não "damos conta" de alterar nossos filtros internos e nosso mundo interior, para atender imposições voláteis e tendências exageradas do mundo externo!



por Maria Lucia Zulzke, em 31 de agosto de 2009,  ao meio-dia, em S.Paulo - SP - Brasil

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"Saboreando Mudanças" - Suco de cenoura, maçã e couve

Consulto, todos os dias, o livro da Flávia Quaresma e Jane Corona e, na página 130, encontrei o Suco de Cenoura, Maçã e Couve.







Adaptei, por minha conta, e ficou delicioso, parecia de abacate.
- 1 folha inteira de couve, bem lavada,cortada em pedaços;
- 2 cenouras pequenas, cortadas;
- 3/4 maçã verde, sem casca;
- 1 laranja "murcote", sem as sementes;
- 3 gotas de adoçante;
- 1 xc café de água gelada

Colocar no liquidificador. Bater bem. Rendeu um copo e meio, delicioso e cor idêntica a de abacate.

por Maria Lucia Zulzke, em 28 de agosto de 2009, às 19:00 hs, em São Paulo - SP - Brasil

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lei de defesa do consumidor - lei 8078, 11 setembro de 1990

Esta lei, compilada em capítulos e artigos, pode ser encontrada em pequenos livretos, nas livrarias.

Foi uma das maiores evoluções positivas no mercado de consumo, nos últimos 19 anos, no Brasil. Antes dela, as pessoas tinham dificuldade em definir o que era justo ou injusto para harmonizar as interações com fornecedores e clientes, no comércio.

Impossível detalhar seus artigos e, a leitura é fácil, além de muito importante.

Acompanha-me há mais de 20 anos, quando ainda estava sendo discutida e debatida em seminários e eventos abertos, em canais de televisão e várias mídias!

 por Maria Lucia Zulzke, em 27 de agosto de 2009, às 9:20 am, em São Paulo - SP - Brasil.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"Saboreando Mudanças" para mulheres com mais de 40 e alguns anos....

Este livro, editado pela Senac-Rio, escrito por Jane Corona, médica e nutróloga e, pela "chef" Flávia Quaresma, me "prende" alguns dias.

Primeiro, porque é importantíssimo para mulheres com mais de 40 e poucos anos. É valioso!

Segundo, porque a leitura qualificada, para nos orientar a superar essa fase da vida, "adolescência da maturidade" ou pré menopausa, não é vasta e, quando temos algo bom em nossas mãos, merece dedicar tempo e atenção. 

Terceiro, porque além de dar um panorama das transformações que vão acontecer nos anos seguintes, as autoras, mulheres inteligentes e operativas, intelectuais mas atuantes em suas áreas, trazem para a prática e para a nossa vida concreta, o que devemos ingerir, de preferência!

Quarto, se depois da noite vem o dia e, depois do verão vem o outono, depois dos 30 e poucos anos, acontecem os 40 e poucos anos, os quais se tornam 50 e poucos anos e assim por diante. 

Ainda que queiram criar o "mito da eterna juventude" a realidade do corpo humano baseia-se, também, na nutrição, como uma das ciências a nos comandar por "dentro".

O nosso espelho interno, complascente e amoroso, às vezes, não tem a ver com a imagem refletida. Quanta diferença entre como nos sentimos por dentro e como os outros nos enxergam!

Por isso, leio o livro "Saboreando mudanças" por vários dias. É um tempo real para alguém real.

A Vitamina de laranja, mamão e beterraba com folhas de hortelã, adicionando mel, para o café da manhã ou para um lanche da tarde é perfeita! Para mim, o sabor é delicioso e tem a côr lindíssima do açaí. Fiquei fã!

E, com essa vitamina, pode-se ingerir:

"mamão - excelente fonte de betacaroteno, fonte de vitamina antioxidante"
"laranja - sua vitamina C fortalece o nosso sistema imunológico; era a fruta favorita dos médicos árabes na Idade Média; boa fonte de fibra, pele branca em volta de cada gomo."
"beterraba - rica em ácido fólico, potássio, ferro e silício, mineral importante para os ossos"
"hortelã" - estimula a digestão, usada na indústria farmacêutica; melhora cólicas, náuseas, é descongestionante ...."

Sensibilidade e mudanças de humor são características consideradas femininas e, este livro nos ajuda a evitar alimentos que nos roubam energia e selecionar os nossos "aliados". 

Este livro vale um tesouro! Obrigada autoras queridas!

por Maria Lucia Zulzke, em 26 de agosto de 2009, S.Paulo - Brasil, 10:15 am

terça-feira, 25 de agosto de 2009