sábado, 22 de agosto de 2009

Saboreando Mudanças - para mulheres

Este livro, da Jane Corona e Flávia Quaresma, editado pela Senac -Rio,  além de receitas que equilibram saúde e sabor, trata de assunto importantíssimo para mulheres - saúde e as mudanças no organismo feminino por ocasião da "adolescência" da maturidade, ou seja,   na menopausa.



Quando experiências difíceis e perdas inúmeras acontecem simultaneamente, a alteração dos hormônios pode precipitar e agravar essa etapa da vida que, em outras mulheres, pode significar ótima disposição e realizações antes não imaginadas.

Esse período de transição pode conduzir a ganhos e ao usufruto ainda maior da vida ou a um período de sombras e sofrimentos para quem precisa viver e atuar numa sociedade regida por aparências, magreza, êxito e felicidade exultante.

"A aparência bonita e jovial é até mais fácil de ser alcançada já que a boa forma física é lei no século 21" Mas o "conteúdo", quer dizer, a disposição, a alegria, o prazer de viver, a afetividade, a libido em perfeito equilíbrio - precisa estar em harmonia com toda essa juventude exterior. "

"O primeiro equívoco foi devorar rapidamente as refeições. Aprendemos juntas os fundamentos milenares dos orientais, de que quem come com pressa diminui a capacidade digestiva e adquire um temperamento impaciente. .... Mas, se você, além de comer rapidamente, troca uma refeição por um doce regado a cafeína, o excesso de açúcar a deixará mais ansiosa e você vai comer mais e mais doces. Isso nós constatamos na prática!"

"À medida que a mulher vai se aproximando dos cinquenta anos, ela começa a reavaliar o seu estilo de vida e as mudanças que precisam ser feitas para melhorá-lo. ...Fazer cinquenta anos ainda é um marco. A mulher começa a sentir-se mais solitária, com menos energia, e passa a questionar-se: o que eu quero? o que devo fazer agora? " O seu corpo dá sinais de envelhecimento - está mais difícil manter o peso...... Os hormônios são os maiores responsáveis por esse despertar de incertezas. .....Ela deseja sentir-se viva, mas está dificil."

"Alguns alimentos aumentam os níveis hormonais e outros elevam a excreção dos hormônios responsáveis por essa instabilidade no ciclo menstrual. Os fitoesteróides imitam a ação do estrogênio nas células do nosso corpo; são conhecidos como fitoestrogênios - a isoflavona é o fitoestrogênio da soja. Está na hora de as mulheres conscientizarem-se de que os alimentos que ingerem também podem mudar os hormônios sexuais no seu corpo e garantir uma transição menos atribulada para a menopausa."

Flávia Quaresma é uma chef de cozinha e Jane Corona é médica nutróloga.

Este livro tem mais de 300 pgs, as autoras merecem muitos dias em sua companhia e é o que farei!

por Maria Lucia Zulzke, em 22 de agosto de 2009, às 14:00 em São Paulo - SP - Brasil

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

cada novo livro, uma nova mensagem, um aprendizado


Tantas novas aberturas por meio de boas leituras! Até nova comunicação.

Capitalismo Natural - Cultrix . Amana Key

Difícil é despedir-me de um livro! Antes de terminar a leitura deste livro, 302 pgs, preciso compartilhar mais um pouco para estimular que outros o leiam!

pg3 " A humanidade herdou um acúmulo de 3,8 bilhões de capital natural. Em se mantendo os padrões atuais de uso e degradação, muito pouco há de restar.....O capitalismo natural reconhece a interdependência fundamental entre a produção e o uso de capital produzido pelo homem, por um lado, e a conservação e o fornecimento do capital natural, por outro......"

"O debate sobre o clima é uma questão pública na qual os ativos em riscos não são recursos específicos como o petróleo, o peixe ou a madeira, mas o sistema que sustenta a vida. Um dos ciclos mais críticos da natureza é a troca contínua de dióxido de carbono por oxigênio entre plantas e animais. A natureza presta gratuitamente esse "serviço de reciclagem".

pg 7 " Após 2 séculos de aumento da produtividade do trabalho, de liquidação dos recursos naturais ao custo de sua extração, não no valor de sua substituição, e de exploração dos sistemas vivos como se fossem gratuitos, infinitos e em perpétua renovação, as pessoas é que passaram a ser um recurso abundante, enquanto a natureza tornou-se assustadoramente escassa."

A mensagem básica é Não Desperdice! Investir em novas tecnologias para indústrias poderosas mundiais e entender as fontes dos recursos naturais. Questionar os aspectos da produtividade do trabalho, a eficiência das máquinas frente à condição humana - suas necessidades de escola, alimentação, locomoção, saúde, moradia etc

Autores: Paul Hawken, Amory Lovins, L Hunter Lovin

por Maria Lucia Zulzke, São Paulo - SP - Brasil, em 21 agosto de 2009 8:40 am

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Capitalismo Natural - sustentabilidade ecológica

Autores do livro: Paul Hawken, Amory Lovins e L.Hunter Lovins. Ed. Cultrix.

Na contracapa: "O capitalismo tradicional, dizem os autores, jamais soube atribuir valor monetário ao seu maior estoque de capital - os recursos naturais e os serviços do ecossistema que possibilitam toda atividade econômica e a própria vida. O capitalismo natural, ao contrário, contabiliza esses custos adequadamente."

"Apoiado numa lógica econômica sadia, em tecnologias inteligentes e no que há de melhor no design contemporâneo, Capitalismo Natural apresenta uma estratégia empresarial que é ao mesmo tempo lucrativa e necessária. "

pg 141 - " A interação entre os vegetais e os animais, combinada com os rítmos naturais do clima, da água e das marés, provê a base do ciclo da vida, ciclo este que é antigo, complexo e altamente interconectado. Quando se rompe um de seus componentes, o ciclo do carbono, por exemplo, ficam afetados os oceanos, o solo, as chuvas, o calor, o vento, as moléstias e as tundras, para citar apenas alguns componentes. Hoje em dia, todas as regiões da Terra estão sob a influência da atividade humana, sendo as conseqüências um mistério inextricável.........
.............................................................................................................

O capital natural pode ser encarado como a soma total dos sistemas ecológicos que sustentam a vida - difere do capital feito pelo homem na medida em que não pode ser produzido pela atividade humana. Algo difícil de ser visto porque é a própria lagoa em que nadamos e, tal qual os peixes, nós não temos consciência de estar na água. Pode-se viver perfeitamente sem pensar uma única vez no ciclo do enxofre, nas formações do micorrizo ou dos alelos, nas funções dos banhados ou no porquê das sequóias gigantes não se reproduzirem sem os irriquietos esquilos. Não é preciso saber que oitenta por cento das 1330 espécies cultivadas de plantas que nos abastecem de alimento são polinizadas por polinizadores silvestres e semi-silvestres, mas devíamos ter consciência de que estamos perdendo muitos desses polinizadores..... como escrevem os biólogos Gary Paul Nahhan e Steven Buchmann `os trabalhadores mais produtivos da natureza vêm sendo demitidos lentamente´...

postado por Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, dia 20 agosto 2009

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Meus livros preferidos....



Era uma vez alguém que gostava de ler e que via em cada livro um mestre!  Quanta ingenuidade  !

 Bem cedo percebeu que precisava haver cautela na escolha do livro pois alguns autores e livros podem confundir, enquanto outros nos ajudam a pensar, a refletir, a resolver dilemas, a viver melhor.


Escolher bem um livro é um presente valioso. Dar um bom livro de presente é uma prova de carinho e consideração!

em S.Paulo - SP - Brasil, Maria Lucia Zulzke