domingo, 24 de novembro de 2019
sábado, 8 de setembro de 2018
Manual de Longevidade e A bela Velhice
Alguns anos em que estou aprendendo sobre o processo de envelhecimento, a partir do momento em que aceitei que o tempo havia passado mesmo me sentindo jovem e apta para muitas atividades.
Manual de Longevidade - Guia para Melhoria da Vida dos Idosos - 2016 - organizado por Ceneide Cerveny - colaboradores escrevem a respeito - Programa de Gerontologia da PUC - SP.
Livro inspirador com abordagem na identidade, no cuidar de si, nos relacionamentos inter geracionais, nos relacionamentos com netos/as , afetividade dos idosos, sonhos na velhice entre outros assuntos que nos acompanham no nosso cotidiano.
A Bela Velhice - Mirian Goldenberg - 2013 - Editora Record - texto leve e com depoimentos de pessoas/ profissionais com mais de 60 anos. Projetos de vida que possamos fazer mesmo sendo pessoas comuns, normais que procuram continuar ativos/as com escolhas simples .
Leituras que ajudam a nos inserir num universo nunca antes visitado - o universo de perdas e de busca de uma identidade dentro de uma identidade que ficou distante.
Maria Lucia Zulzke num dia ensolarado e lindo de final de semana, na cidade em que habito desde julho de 1975 - 8 de agosto de 2018
Manual de Longevidade - Guia para Melhoria da Vida dos Idosos - 2016 - organizado por Ceneide Cerveny - colaboradores escrevem a respeito - Programa de Gerontologia da PUC - SP.
Livro inspirador com abordagem na identidade, no cuidar de si, nos relacionamentos inter geracionais, nos relacionamentos com netos/as , afetividade dos idosos, sonhos na velhice entre outros assuntos que nos acompanham no nosso cotidiano.
A Bela Velhice - Mirian Goldenberg - 2013 - Editora Record - texto leve e com depoimentos de pessoas/ profissionais com mais de 60 anos. Projetos de vida que possamos fazer mesmo sendo pessoas comuns, normais que procuram continuar ativos/as com escolhas simples .
Leituras que ajudam a nos inserir num universo nunca antes visitado - o universo de perdas e de busca de uma identidade dentro de uma identidade que ficou distante.
Maria Lucia Zulzke num dia ensolarado e lindo de final de semana, na cidade em que habito desde julho de 1975 - 8 de agosto de 2018
terça-feira, 18 de julho de 2017
Trabalho invisível, com prazer !
| Biblioteca em Lisboa ou Coimbra - uma das mais belas bibliotecas do mundo - D.João VI no século 19, pouco trouxe da biblioteca |
| Julho FLIP 2008 |
![]() |
| Há 10 anos - tanta coisa aconteceu ! |
Que prazer é poder ler , se a visão colabora. Os livros esperam pacientes nas estantes, e quando pego para ler e escorre a etiqueta da livraria onde comprei e o papel da registradora cai no chão e ainda traz legível um ano, ano 2001 ! coisa boa, impressão intacta do pagamento, locais das livrarias em São Paulo mais prováveis: Fnac, Livraria Cultura, Saraiva e Livraria da Vila. Os de 2008, comprei na FLIP em Paraty, todos com autógrafos dos autores. E os italianos em viagem, outros comprados nos Estados Unidos, adoro quando deixo cartões dentro, alguma referência ao vôo da viagem dentro do livro e continua visível o ano. Uma surpresa- reencontrar a mim mesma.
Minha vida ao redor dos livros é um mergulho em décadas de vida, relembro onde, quem estava comigo ou me deu o livro, as razões de ter escolhido o livro e , paradoxal, jamais imaginei que alguns livros lidos há décadas e eu adorei, não tenho mais paciência de ler, tento e desisto. Tentarei mais algumas vezes?
Foi em 2015 ou antes que iniciei o rascunho de algo que seria um planejamento para viver bem após 60 anos. Eu me culpava por não saber como me portar e viver nessa transição crucial da vida. Filhos/as deixam a casa, relações se rompem, trabalhos são reformulados, as manutenções ficam caras e não mais baratas, como se diz muito de forma mentirosa.
Os planos de saúde aumentam de preço, amigas e amigos falecem, muitos/as tiveram câncer, operações delicadas, cirurgias sem esperanças, obesidade, dificuldades de andar, remoções de órgãos, a maioria com remédios para depressão e visitas regulares em psicólogos e psiquiatras, tudo isso com menos de 60 anos de idade ! Poucos /as falam. Tabus !
Como é tabu, eu me culpei uns 10 anos por não saber o que acontecia após 50 anos. Estava com 56 kg (elegante), cheia de vontade de realizar, ainda viajaria para o exterior mais uns 8 anos, sózinha, sem agências de viagens ou acompanhantes, mas o mundo pareceu mudar totalmente.
Os livros que li, além dos mencionados, anteriormente foram: Managing your money for retirement ( presente que ganhei com 30 anos de idade ! e claro, coloquei no fundo de uma estante secundária) - Aprendendo a envelhecer - Mortais (excelente) - A inteligência hormonal da mulher - A revolução das 7 Mulheres - Medo da Vida - e vários outros.
Nada parecia acontecer. Um limbo ! Conversar com pessoas de mais de 50 anos é um risco de cair numa conversa sobre " pedras na vesícula"; torções de pé e mão; câncer; emagrecimento; falta de recursos financeiros; mau humor e falta de ânimo; agressividade e ironia; problemas renais e diálise; diabetes e ódio ao envelhecimento; a lista de assuntos tristes é imensa da pessoa que envelhece e de seus pais, irmãos. Não estou sendo ruim- essa tendência a assuntos assustadores parece recorrente em muitas gerações e famílias.
Num quadro desses, como respirar e ter estímulo para reuniões ou visitas ?
Mesmo um pouco empoeirados, mesmo com décadas de defasagem entre compra e leitura, lá encontrei, na altura de minhas mãos, os meus livros. Ali, leais e fiéis para compartilharem comigo suas experiências. Emoção imensa, e como agradecer a tantos autores que eles salvaram anos de minha vida ao lado, é claro do amor e carinho de quem me trata bem e me quer bem?
Hoje, 18 de julho de 2017, volto a escrever neste blog. Continuo lendo, mas no momento, além do que foi citado e deixado mencionado, não me sinto disponível para compartilhar mais nada.
Leiam se precisarem de boas companhias. Em São Paulo existem locadoras de livros e ótimas bibliotecas.
![]() |
| 1997 - nova edição de meu livro "Abrindo a empresa para o consumidor" - esgotado e não mais impresso |
Maria Lucia Zulzke, em São Paulo - SP - 18 de julho de 2017 - perto de 15 horas, dia frio perto de 10 graus celsius, até nisso o livro é formidável, sob um cobertor, uma bebida quente, um diálogo interno, uma conversa baixinho com o/a autor/a e o/a leitor/a.
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
Manual de Longevidade = Juruá Editora Psicologia
Sob a coordenação da mestra Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, esse livro é fundamental para quem entra nos 50 anos ou mais.
Foi escrito por vários estudiosos e aborda temas múltiplos relacionados ao processo do envelhecimento com enfoques de pessoas excepcionais.
É corajoso suficiente para admitir , e analisar os preconceitos contra idosos/as, aborda a questão social, a identidade ( ah sim, isso é importante - recentemente , disseram algo sobre mim e depois comentaram “mas isso foi no seu passado” ...como se as experiências positivas e bem sucedidas do meu passado não fizessem parte da minha vida, e eu ainda estou viva rsss).
O livro diz sobre os relacionamentos inter- geracionais, o contato com netos e netas, vida social e afetiva, a aceitação e percepção dos idosos no dia-a-dia. O circulo familiar. O ciclo da vida. Nossa , esse livro é bem organizado e construído ! Nos deixa muito bem ! Eu , ao ler, estou com mais de 60 anos.
Obrigada para todos autores e autoras desse maravilhoso livro ! Não deixem de ler.
Foi escrito por vários estudiosos e aborda temas múltiplos relacionados ao processo do envelhecimento com enfoques de pessoas excepcionais.
É corajoso suficiente para admitir , e analisar os preconceitos contra idosos/as, aborda a questão social, a identidade ( ah sim, isso é importante - recentemente , disseram algo sobre mim e depois comentaram “mas isso foi no seu passado” ...como se as experiências positivas e bem sucedidas do meu passado não fizessem parte da minha vida, e eu ainda estou viva rsss).
O livro diz sobre os relacionamentos inter- geracionais, o contato com netos e netas, vida social e afetiva, a aceitação e percepção dos idosos no dia-a-dia. O circulo familiar. O ciclo da vida. Nossa , esse livro é bem organizado e construído ! Nos deixa muito bem ! Eu , ao ler, estou com mais de 60 anos.
Obrigada para todos autores e autoras desse maravilhoso livro ! Não deixem de ler.
Memórias de uma envelhescente - Judith Nogueira
Gostoso poder ler um livro que nos lembra como é ser jovem, como é ter planos e estar convicto/a que irão dar certo.
Gostoso viver seguindo por um caminho e mesmo quando circunstâncias, pessoas, conjunturas, ironias, acidentes acontecem.... nós temos lucidez para alertar o que é nosso e o que é interpretação da outra pessoa , ou leitura interna de uma pessoa que nada tem a ver com nossa vida, nossos valores, pensamentos e planos.
Esse foi mais um dos ótimos livros que li nesses 2 últimos meses. Ainda preciso reler alguns trechos que mais gostei.
Uma médica escreveu ! Mestre em Comunicação pela PUC - SP. Procurem o livro e vão encontrar. Ela nos mostra lados bons de se envelhecer... difícil de acreditar , mas ela consegue . Uma profissional de bom poder de convencimento.
Gostoso viver seguindo por um caminho e mesmo quando circunstâncias, pessoas, conjunturas, ironias, acidentes acontecem.... nós temos lucidez para alertar o que é nosso e o que é interpretação da outra pessoa , ou leitura interna de uma pessoa que nada tem a ver com nossa vida, nossos valores, pensamentos e planos.
Esse foi mais um dos ótimos livros que li nesses 2 últimos meses. Ainda preciso reler alguns trechos que mais gostei.
Uma médica escreveu ! Mestre em Comunicação pela PUC - SP. Procurem o livro e vão encontrar. Ela nos mostra lados bons de se envelhecer... difícil de acreditar , mas ela consegue . Uma profissional de bom poder de convencimento.
Assinar:
Postagens (Atom)


