quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Capitalismo Natural - Reunião sobre Clima na Dinamarca

Quem ler este blog, recomendo que procure, em 20 de agosto, meus comentários sobre o livro Capitalismo Natural da Cultrix - Amana Key.

Autores: Paul Hawken, Amory Lovins, L. Hunter Lovins.

A leitura do livro tem tudo a ver com a discussão e algumas propostas também!


3 de dezembro de 2009, às 15:20 hs, em S.Paulo - SP - Brasil, Maria Lucia Zulzke

Maslow no Gerenciamento - Abraham Maslow - Qualitymark Editora

Existem temas que vão e voltam, e a pirâmide de Maslow parece  estar dentre esses ensinamentos simples e óbvios, fundamental para cada pessoa individualmente.

Assim como a ascensão social, financeira é sonhada, trabalhada e vislumbrada, a descida é dolorosa em termos de posição, cargo, riqueza,  salários, relacionamentos, perda de saúde entre outras "perdas necessárias ou não necessárias". Muitas vezes, certas perdas são intoleráveis.

"A tarefa de cada homem é melhorar a si próprio" e isso significa - necessidades básicas, necessidades relacionais, necessidades comunitárias e de realizações, como bem explica Maslow para quem ler seus estudos.

Como mudam as necessidades, prioridades de grupos, os requisitos de gêneros e de regiões, é preciso cuidado para evitar equívocos e mentiras.

Contribuições individuais fortalecem empresas e organizações esclarecidas, mais socialmente responsáveis e menos destrutivas.

Há necessidade de boa comunicação para atingir a meta final que é a presença de pessoas felizes e melhores.

Maria Lucia Zulzke, em 03 de dezembro de 2009, às 9:11 am, em S.Paulo - SP - Brasil

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

.................... um esclarecimento após 104 dias .......................

Os livros mencionados até aqui, a partir de agosto de 2009, período de 104 dias, são importantes para mim.

Esclareço os motivos ao longo dos comentários e seleção de parágrafos. 

Todos os autores são queridos, alguns importantes e de renome internacional. 

Entre os livros menos conhecidos está o meu próprio, visto que foi vendido para um público específico no Brasil, segmento empresarial e acadêmico.

O fato é que cada um dos livros está em mim! Enquanto eu leio um livro, faço um diálogo silencioso com o (a) autor (a).  Eu converso com o / a autor/a.  Transporto-me para o lado do/a autor/a. 

Há um eco dentro de mim e eu passo a querer  reelaborar meu conhecimento e interpretação de mundo a partir da visão do autor (a).

Nos autores selecionados, alguém ou um fato importante nos reflete em algo, em alguma experiência, em algum desejo, em algum espanto, em alguma fase de nossas vidas, em um aprendizado.

Tecnicamente, em redação criativa, diz-se que "o (a) leitor (a) conversa com o (a) escritor(a)".

Maria Lucia Zulzke, em 02 de dezembro de 2009, às 14:35 hs, em S.Paulo - SP - Brasil

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Gerenciando na velocidade da mudança - Daryl R. Conner - IBPI Press

Este livro é usado nos meios empresariais, por executivos, gerentes, consultores etc. Eu tenho um exemplar há um bom tempo - edição de 1995. Eu usava os ensinamentos do livro em cursos, seminários e  aulas. Inclusive, também, para tentar entender o que eu sentia frente a mudanças muito grandes, assustadoras, doloridas e drásticas na vida pessoal. 

Continuo respeitando o autor mas, desde 1995, eu coletei informações e observações sobre mudanças e concluí  que a maior parte das pessoas resiste às mudanças.

E queremos mudar o que não está bom.... é difícil e  não gostamos de mudar quando estamos felizes e vivendo bem.

Profissionais, há décadas, fazem o mesmo programa na mídia, são apresentadores do mesmo canal e do mesmo estilo de trabalho, estão encantando várias gerações de uma mesma família, eles iriam querer mudar? querer pendurar as chuteiras e ir para casa fazer crochê ou arrastar chinelo sem motivações?

E, nós, telespectadores, adoramos apresentadores, os jornalistas, quando eles nos são simpáticos - gostamos da voz, da forma com que comentam, das suas pausas, que às vezes confundimos e pensamos que nos são íntimos.

Muitos são os mesmos, desde a década de 80, na nossa televisão! E queremos que continuem!

Quando estamos bem, num bom ambiente, queremos mudar? A não ser que seja para manter tudo isso e conquistar algo mais.

Mas quem está trabalhando, no mercado, precisa ficar atento e mudar com velocidade, como diz o autor, pois a concorrência, a competição e a busca do lucro faz com que os executivos não se coloquem limites.


Curioso é por qual razão insistem para que mudemos nosso estilo pessoal, se não diz respeito a essa pessoa ou, não convivemos com a pessoa em questão. Por qual razão pessoas controlam e pressionam outras ?


O autor explica a relação humana com a mudança, as quebras das expectativas, os relacionamentos destrutivos, as fases da resistência às mudanças. É um excelente conteúdo profissional e pessoal, basta fazer a ponte dos conceitos.

pg 53 - "as estruturas que desconhecemos nos mantém prisioneiros"  - do livro Fifth Discipline, de Peter Senge, - "somente compreendendo como se relacionam certas variáveis de nossas vidas e como elas influenciam nosso comportamento durante uma transição é que atingiremos, um dia, nossa velocidade ideal de mudança."

pg 178 - Previna-se e evite uma situação ganha-perde, é ruim quando acontece, os conflitos aumentam. 

- Adiar julgamentos negativos
- Demonstrar empatia, compreensão para com os outros
- Valorizar a diversidade
- Integrar, favorecer a sinergia, tolerar a ambiguidade

Todo ser humano tem interesse pelo conforto e, ser maleável pode ser um problema. Patrocinadores, agentes querem determinar todas as respostas num mundo incoerente. 

A mente é capaz de processar dados rapidamente, as máquinas são ágeis, mas isso não acontece com nossas preferências pessoais e nem nossas emoções.

A psique humana é muito complexa e seria arrogância subestimar os impactos emocionais de mudanças profundas, perdas pessoais, ainda que intelectualmente estejamos preparados para as mudanças.

Maria Lucia Zulzke, em 30 de novembro de 2009, às 8:10 am, em S.Paulo - SP- Brasil

domingo, 29 de novembro de 2009

Receitas Preferidas de Maria Lucia Zulzke






2009





uma das receitas que faço brincando - receita bem antiga - com amendoim


                       
                          alô!  foto quando visitei o centro de atendimento da General Electric
                                                               USA - década de 90

Como usar esse material que preparei?  Receitas Preferidas de culinária, simples, gostosas e nada excepcionais.

Como eu não sou culinarista, não sou cozinheira de profissão e nem foi meu objetivo entrar nesse ramo ou mercado, depois de selecionar as receitas e informações, aqui, nesse material.... não sei o que fazer agora. Ficarão restritas ao nosso uso doméstico.

Meses atrás, comecei a digitar as receitas que eu mais gostava e fazia em casa. Simples, caseiras, rápidas e que agradavam meu paladar e de minhas filhas. Nutritivas, saudáveis.

Depois que minhas filhas cresceram e ficaram independentes perguntavam como cozinhar uma coisa ou outra e... assim, as receitas precisavam ser organizadas. Foi o que fiz.

Pela primeira vez na vida, sobrava tempo nos meus dias e passei a organizar um livro de receitas de culinária e passei a explicar sobre higiene na cozinha, alertar contra os "vilões" da cozinha.

Não há nada de mais nessas receitas mas evidencia a família simples em que fui criada, família operativa, pais trabalhadores, mãe rigorosíssima, estudos intensivos e... uma culinária básica brasileira com alguns pratos de sabor mais requintado. Fazer o "bolinho de chuva" com tanta simplicidade e dar certo agrada qualquer criança! Preparar o risoto com gim e ervas para Natal é receber elogios na certa! Dicas do programa Mais Você, da Ana Maria Braga...

Com tanto tempo livre que acabei tendo a partir de 2006, sem tantas consultorias, com as filhas distantes, sem ambições pessoais ou patrimoniais, com poucos lugares no mundo a pulsar de saudades, organizar um pouco da cultura culinária da minha casa no século 20 ajudou a ocupar bem meus dias ociosos.

As ilustrações e diagramação foram feitas pela Milena Zulzke Galli, minha filha mais velha, site www.milenagalli.com, onde podem ser vistos seus trabalhos mais significativos como designer.

//////////////////////////////////////////
Com bem mais de 50 anos, eu me dei conta que nunca havia parado dentro de casa por mais do que o período de férias ...

Maria Lucia Zulzke, em 29 de novembro de 2009, às 13:00 hs em S.Paulo, S.P - Brasil