domingo, 18 de outubro de 2009

O Rio do Meio - Lya Luft - Editora Mandarim


Vou recomendar este livro para quem se interessar no tema. A autora é de valor inquestionável e reconhecido.

Transcrevo, alguns poucos parágrafos, para dar curiosidade aos amantes da boa leitura:

" Quando invento e desinvento, quando manejo esses cordéis, são tão reais para mim essas criaturas minhas como se sentassem à minha mesa e vagassem no meu corredor. "

"Ninguém que conheci está inteiro em meus livros; muitos estão em pedaços, cacos de humanidade que vou remontando, reorganizando em novos perfis. Vou puxando aqueles fios e com eles vêm as histórias desses personagens que são meus de um modo que nem eu entendo."

"Alguns autores falam lucidamente da arquitetura de seus livros: eu, antes, parece que a recebo quase pronta do meu interior, a intuição em seus lampejos pescando em um território que foge às minhas racionalizações. Talvez por isso a literatura me ocupa bem menos que a vida." pg 134


pg 107 - " Junto com o filho gestamos dúvidas: dar a vida será dar a essa criança sua individualidade, suas derrotas e conquistas. E muito pouco disso poderemos vigiar. Cada filho rasga em nosso flanco uma ferida por onde entram dores e alegrias, e não seremos mais donas de nós. Mesmo quando esse bebê já for uma mulher serena ou um sólido homem com sua própria família e sua profissão, continuaremos - ainda que disfarçando - atentas, aprendendo que amar é tantas vezes um mergulho cego."

pg31 "Não faz muito tempo alguém me contou que fora aluno dele (pai da Lia Luft) já em seus últimos anos, e ficara impressionado com a simplicidade com que, recebendo-o em casa, vendo-o avaliar a quantidade de livros, o velho mestre dissera, abrangendo com um pequeno gesto as quatro paredes ao seu redor: - Estes são os meus amigos. Quando criança eu não imaginava que um pai pudesse sentir-se solitário. Era inocente."

pg 37 -" Tem mais de quarenta anos......Entrou numa joalheria e comprou um anel que nunca mais tirou do dedo, sua aliança consigo mesma e com a sua verdade."

Só lendo, para apreciar o que essa bela leitura proporciona. Com delicadeza, tanta delicadeza e afeto, ela estimula a ousar e não desistir.

Eu voltarei a este mesmo livro.

Maria Lucia Zulzke, domingo, dia 18 de outubro de 2009, às 9:24 am, em S.Paulo - SP - Brasil - primeiro dia do horário de verão - pelo horário de verão 10: 24 am

sábado, 17 de outubro de 2009

"The Future of Consumerism" - Paul Bloom e Ruth Smith - Lexington Books

Direito do consumidor não pode ser hierarquizado em relação à conquista de outros direitos de cidadãos - direito ao emprego, ao trabalho remunerado, à erradicação do trabalho infantil e escravo, à não violência contra a mulher etc

           Não se pode usar o raciocínio OU OU

Ou você quer deixar de apanhar todos os dias "do seu homem" que se julga seu "proprietário"  ou  quer continuar tendo direito ao trabalho, fora de casa, na sua formação, com remuneração?

Ou quer roupinhas novas para seus netinhos ou quer estudar numa universidade?

Um pouco de humor: O que quer na vida? Escolha ISTO OU AQUILO? O que teria mais valor na sua Vida? Escolha entre um casamento tranquilo ou maternidade bem sucedida ou dinheiro ou emprego? Dou-lhe uma, duas e três. Acabou o seu tempo!

"gênios do mal" ou " gênios do humor negro" teriam tal raciocínio, como se pudéssemos ter uma única coisa na vida: dinheiro ou saúde, amigos ou viagens, filhos ou emprego etc?

Tanto se tem a construir e aprender!

As mulheres, dependendo da força dos "gênios do mal",  estariam em desvantagem porque homens podem esconder filhos fora e dentro do casamento, podem contratar barrigas de aluguel, comprar óvulos pelo correio e, tendo dinheiro e falta de escrúpulos, um homem pode tudo!

A situação sem controle, alguns setores vitais como a reprodução assistida completamente sem lei, sem regra, sem controle. Um perigo imenso e, sem lei...


Mulher, frágil no mundo público, frágil no mundo político, responsável pelo mundo privado da casa e das crianças, tateando no mundo financeiro, sem aptidão no mundo das negociações, frágil fisicamente, frágil em alianças de poder, frágil na família, censurada pela beleza e poder de atração, fácil de ser derrubada e empurrada para a banal rotina fisiológica do viver - comer, dormir, acordar, andar, fazer compras, ler, sem qualquer interação inteligente com os sistemas, sem nenhuma retroalimentação, célula isolada, sem acidente concreto, sem acidente de percurso, sem saber por qual aspecto fático - "o poder da mão invisível" - "o poder das forças ocultas que tanto oprime, sem que se saiba como funciona, quanto dura ou se prolonga, de onde se origina" -  um processo kafkaniano,
avilta a alma, amesquinha o ser, deforma as formas, anestesia os sentidos. 
sistemas sem rosto, lobos do ser!
mostra sua cara e diz o que ganha, deve ser muito grande seu lucro ....

Vamos ampliar as cotas nas universidades e dar mais oportunidades às pessoas de origem afro-descendente? Sim!

Ampliar as vagas mas não punir jovens, cidadãos e cidadãs de ascendência de outras etnias, cujos pais ou avós nasceram em outros continentes, estudantes igualmente brasileiros que teriam condições de entrar nas faculdades pelo saber!

Vamos erradicar trabalho infantil ou juvenil, combater trabalho escravo, rastrear a origem da madeira? Sim!

Mas isso não significa que vamos "paralisar" pessoas bem sucedidas, num estado vegetativo dentro da sociedade, pelas suas opções políticas.

Tentei fazer alguns exames clínicos pelo SUS e não consegui. Que estranho!

Será que eu teria cedido a alguém meu "teórico direito ao uso do SUS"?

Os consumidores não vão dar conta, individualmente ou através das associações, de corrigir as injustiças sociais que são derivadas de centenárias correntes de poder.

Por exemplo: se hoje, 2009, despejam toneladas de lixão da Inglaterra em terras brasileiras, e nisso estiveram envolvidas, por ação ou omissão, alfândegas dos países, autoridades sanitárias e de controle marítimo, negociações empresariais e advogados etc, digam-me, como ficará o consumidor inglês, o europeu e o brasileiro num caso extremo e de "toneladas" de lixo como esse?

Consumidores, hello, se alguém ler essas linhas, vocês tomaram alguma posição?

Associações, hello, o que fizeram? E as sujeiras nos mares, e os lixões nos mares? Quem toma conta da saúde dos mares?

O livro " The future of consumerism" é importante referencial para ser lido e estudado, atualizado. Essas questões precisam ser agregadas, sobre o futuro.

As introduções às tecnologias de conhecimento muito especializado nos levam a grandes dificuldades de auto defesa - engenharia genética, energia nuclear entre outras tecnologias herméticas.

Viver sem entender o que nos cabe fazer, tornou-se um pesadelo - visualizamos o estado físico dos produtos e escolhemos, mas, fora disso, como pressionar o que nada entendemos e  não podemos analisar?

E, o que dizer desses bancos de espermas, de óvulos e de embriões, no Brasil e em outros países. Quem faz controle? Imagine se um dia você anda na rua e encontra alguém idêntico a um filho ou filha, como chegaram a isso?  Ou tem filhos em outros países, netos sem nunca saber?

Quando começarão a tornar abertas e claras as informações e os registros dessas clínicas, visto que implicam nas vidas presentes e futuras? A quem está subordinada a legalidade do funcionamento dessas clínicas no Brasil?

Enquanto a maioria defende o "pão de cada dia" o futuro estará nas mãos de quem? Futuro do movimento dos consumidores!

De cidadãos a consumidores - triste negociação do mercado.

Maria Lucia Zulzke, em 17 de outubro de 2009, às 13:00 do sábado em S.Paulo - SP - Brasil, chove e faz frio. É uma primavera com todo o perfil de outono.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aprenda - Leia

Hoje, dia 16 de outubro de 2009, importante reforçar a importância da leitura no mês do mestre e dos professores!


por Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, 20:52

Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Alimentos - Varela Editora

Distoa dos livros anteriores, um Manual Higiênico- Sanitário, em Alimentos? Pois, este é um dos meus livros mais estimados, porque após estudá-lo, ajuda a garantir alimentação de excelente qualidade e confiável! O livro apresenta informações relevantes - palavra de Engenheira de Alimentos.

Razões para essa minha escolha:

1 - Hoje, dia 16 de outubro, é Dia Mundial da Alimentação

2 - Alimentação tem a sua base na higiene e sanidade dos alimentos

3 - Alimentos saudáveis conduzem à saúde e o contrário é verdadeiro, deteriorados conduzem à doença

4 - Esse Manual é extremamente importante e sua linguagem fácil para Todos que trabalham com alimentos

Esse livro, de autoria de Eneo Alves da Silva Jr, eu adquiri em 2002, ao voltar para estudar algumas matérias na Faculdade de Engenharia de Alimentos, na Unicamp - Segurança Alimentar e Controle de Qualidade dos Alimentos entre outras, após aquele ano.

São muito importantes as informações e várias são esquematizadas, facilitando a visualização. Quem precisar estudar e aprender sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e aplicar os princípios do Sistema APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é um livro fundamental.

São abordadas as questões de temperatura para eliminar os microrganismos patogênicos, sobre temperatura de refrigeração e multiplicação de microrganismos, refrigeração segura em alimentos, controle das matérias primas, higiene da cozinha, economia da água e como evitar o desperdício entre as 450 páginas de excelentes informações.

Alguns tópicos para estimular sua leitura:

pg 268 - 26.1.2 - Higiene das mãos
"Deve ser efetuada toda vez que o funcionário entrar no setor, na troca de função e durante a operação de hora em hora.
- Umedecer as mãos e antebraços com água;
- Colocar nas mãos o sabonete líquido, neutro, inodoro. Iniciar a massagem das mãos;
- Lavar a torneira, fechando-a (quando a abertura for manual)
....... continuam as recomendações até secar naturalmente ou com ar quente ou as mãos com toalha de papel descartável virgem (não reciclado), de preferência branco.

pg 301 - Doenças de Origem Alimentar


Podem ser causadas por intoxicações químicas, fontes naturais e por microrganismos:


"Intoxicações Químicas: metais, agrotóxicos, raticidas - os problemas acontecem com alimentos fora da cozinha, não dependem da manipulação segura dos alimentos e não podem ser removidos por ela. Depende do controle de qualidade da matéria prima adquirida"


"Intoxicações Naturais : plantas, cogumelos, peixes, moluscos, mexilhões, dinoflagelados"


"Bactérias, Virus, Fungos e Parasitas: por manipulação inadequada, equipamento sujo, temperatura que favorece a proliferação bacteriana, manipulação contaminada, técnica culinária inadequada, reaquecimento inadequado, contaminação cruzada, falta de higiene pessoal, alimentos impróprios, insetos e roedores"


pg 308 e 309 - Infecção Alimentar, invasiva ou não. Agressão ao epitélio intestinal ou produção de toxina no organismo.

São informadas as fontes, os alimentos, e a forma de contaminação por Salmonellas, Shigellas, Yersinia Enterocolítica, Escherichia coli, Clostridium entre inúmeras outras.

pg 376 - Fatores importantes que contribuem para surtos de doenças de origem alimentar, constituindo alto risco:
- manutenção de alimentos cozidos em temperatura ambiente ou abaixo da temperatura de segurança por mais de 4 horas;
- refrigeração inadequada devido ao armazenamento de grandes quantidades de alimentos em recipientes com mais que 10com de altura;
-....
- pessoas portadoras de microrganismos patogênicos, tocando os alimentos cozidos ou aqueles que não serão aquecidos posteriormente
....
- contaminação cruzada, alimentos crus contaminando alimentos cozidos, através das mãos, utensílios, superfícies ou panos
- higiene de alimentos crus de origem animal (moluscos, leite, carne moída, gema de ovos etc) ou mistura destes alimentos a outros que não serão processados à quente."


E, precisa ler e ler, estudar e estudar,  fazer bem o foco do trabalho, da rotina e tornar a alimentação nutritiva, saudável e gostosa!

Maria Lucia Zulzke, em 16 de outubro de 2009, às 7:35 am, em S.Paulo - SP - Brasil

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Strategic Customer Service - John A. Goodman

Hoje, Dia dos Professores, Dia dos Mestres, celebrado no Brasil, o livro a ser ressaltado é de um mestre, há décadas, para executivos, empresários e alunos nos Estados Unidos, Inglaterra, Brasil e em vários outros países.

" Strategic Customer Service" - por John A. Goodman e  com uma introdução super bacana, sincera, objetiva e empresarial de Dennis E. Gonier, dizendo o que gosta e não gosta no livro. Adorei!

O valor dos estudos e ensinamentos e pesquisas de John Goodman não pode ser contabilizado pelo preço de um livro ou de uma consultoria ou de um projeto. Existem  pessoas de dimensões e valores intangíveis. Este pesquisador pertence ao grupo de profissionais cujo trabalho transcende a qualquer preço!

Este livro, recém lançado, é imprescindível para quem trabalha ou estuda, de maneira ampla, séria sobre consumidores e mercado de consumo, visando melhorias e lucratividade no mercado, na área de "customer affairs", lealdade à marca e pretende ampliar o efeito da comunicação positiva, maximização dos lucros das empresas.

Pode ser encontrado pela Amazon, em inglês, ou talvez outras distribuidoras de livros.

Futuras traduções para outros idiomas a partir de 2010.







A TARP localiza-se em Arlington, VA, USA - www.tarp.com

Trabalhamos juntos, por um curto período, e mudanças grandes aconteceram na década de 90 para as empresas, tanto lá nos Estados Unidos como por aqui, inclusive, minha mínima empresa de consultoria e outras grandes mudanças na Tarp.

Desde a década de 80, aprendo com John Goodman sobre atendimento a clientes em empresas! Ele sempre foi generoso enviando artigos, publicações e  o que desenvolvia e pesquisava.

Maria Lucia Zulzke, em 15 de outubro de 2009, às 13:40 hs, S.Paulo - SP - Brasil