quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lei de defesa do consumidor - lei 8078, 11 setembro de 1990

Esta lei, compilada em capítulos e artigos, pode ser encontrada em pequenos livretos, nas livrarias.

Foi uma das maiores evoluções positivas no mercado de consumo, nos últimos 19 anos, no Brasil. Antes dela, as pessoas tinham dificuldade em definir o que era justo ou injusto para harmonizar as interações com fornecedores e clientes, no comércio.

Impossível detalhar seus artigos e, a leitura é fácil, além de muito importante.

Acompanha-me há mais de 20 anos, quando ainda estava sendo discutida e debatida em seminários e eventos abertos, em canais de televisão e várias mídias!

 por Maria Lucia Zulzke, em 27 de agosto de 2009, às 9:20 am, em São Paulo - SP - Brasil.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"Saboreando Mudanças" para mulheres com mais de 40 e alguns anos....

Este livro, editado pela Senac-Rio, escrito por Jane Corona, médica e nutróloga e, pela "chef" Flávia Quaresma, me "prende" alguns dias.

Primeiro, porque é importantíssimo para mulheres com mais de 40 e poucos anos. É valioso!

Segundo, porque a leitura qualificada, para nos orientar a superar essa fase da vida, "adolescência da maturidade" ou pré menopausa, não é vasta e, quando temos algo bom em nossas mãos, merece dedicar tempo e atenção. 

Terceiro, porque além de dar um panorama das transformações que vão acontecer nos anos seguintes, as autoras, mulheres inteligentes e operativas, intelectuais mas atuantes em suas áreas, trazem para a prática e para a nossa vida concreta, o que devemos ingerir, de preferência!

Quarto, se depois da noite vem o dia e, depois do verão vem o outono, depois dos 30 e poucos anos, acontecem os 40 e poucos anos, os quais se tornam 50 e poucos anos e assim por diante. 

Ainda que queiram criar o "mito da eterna juventude" a realidade do corpo humano baseia-se, também, na nutrição, como uma das ciências a nos comandar por "dentro".

O nosso espelho interno, complascente e amoroso, às vezes, não tem a ver com a imagem refletida. Quanta diferença entre como nos sentimos por dentro e como os outros nos enxergam!

Por isso, leio o livro "Saboreando mudanças" por vários dias. É um tempo real para alguém real.

A Vitamina de laranja, mamão e beterraba com folhas de hortelã, adicionando mel, para o café da manhã ou para um lanche da tarde é perfeita! Para mim, o sabor é delicioso e tem a côr lindíssima do açaí. Fiquei fã!

E, com essa vitamina, pode-se ingerir:

"mamão - excelente fonte de betacaroteno, fonte de vitamina antioxidante"
"laranja - sua vitamina C fortalece o nosso sistema imunológico; era a fruta favorita dos médicos árabes na Idade Média; boa fonte de fibra, pele branca em volta de cada gomo."
"beterraba - rica em ácido fólico, potássio, ferro e silício, mineral importante para os ossos"
"hortelã" - estimula a digestão, usada na indústria farmacêutica; melhora cólicas, náuseas, é descongestionante ...."

Sensibilidade e mudanças de humor são características consideradas femininas e, este livro nos ajuda a evitar alimentos que nos roubam energia e selecionar os nossos "aliados". 

Este livro vale um tesouro! Obrigada autoras queridas!

por Maria Lucia Zulzke, em 26 de agosto de 2009, S.Paulo - Brasil, 10:15 am

terça-feira, 25 de agosto de 2009



Vitamina para saborear a leitura - receitinha adaptada

Essa vitamina de mamão, laranja e beterraba, adaptada de uma das receitas da Flávia Quaresma, ficou deliciosa, com a côr e a consistência de uma vitamina de açaí!


No liquidificador, eu bati 1 pedaço de mamão (1xc bem cheia de chá) - 1 pedaço de beterraba (1 colher de sopa) e 2 folhas de beterraba - 2 laranjas em gomos - mel - várias folhas de hortelã e, por minha conta, uma colher pequena (chá) de farinha de linhaça pois eu não tinha gérmen de trigo. Se precisar, coloque um pouco de água. Rendeu 3 copos deliciosos, cor e consistência do açaí!

Agora, vou observar como será a minha manhã!

por Maria Lucia Zulzke, em 25 de agosto de 2009, às 9:00 am, São Paulo - SP - Brasil

sábado, 22 de agosto de 2009

Saboreando Mudanças - para mulheres

Este livro, da Jane Corona e Flávia Quaresma, editado pela Senac -Rio,  além de receitas que equilibram saúde e sabor, trata de assunto importantíssimo para mulheres - saúde e as mudanças no organismo feminino por ocasião da "adolescência" da maturidade, ou seja,   na menopausa.



Quando experiências difíceis e perdas inúmeras acontecem simultaneamente, a alteração dos hormônios pode precipitar e agravar essa etapa da vida que, em outras mulheres, pode significar ótima disposição e realizações antes não imaginadas.

Esse período de transição pode conduzir a ganhos e ao usufruto ainda maior da vida ou a um período de sombras e sofrimentos para quem precisa viver e atuar numa sociedade regida por aparências, magreza, êxito e felicidade exultante.

"A aparência bonita e jovial é até mais fácil de ser alcançada já que a boa forma física é lei no século 21" Mas o "conteúdo", quer dizer, a disposição, a alegria, o prazer de viver, a afetividade, a libido em perfeito equilíbrio - precisa estar em harmonia com toda essa juventude exterior. "

"O primeiro equívoco foi devorar rapidamente as refeições. Aprendemos juntas os fundamentos milenares dos orientais, de que quem come com pressa diminui a capacidade digestiva e adquire um temperamento impaciente. .... Mas, se você, além de comer rapidamente, troca uma refeição por um doce regado a cafeína, o excesso de açúcar a deixará mais ansiosa e você vai comer mais e mais doces. Isso nós constatamos na prática!"

"À medida que a mulher vai se aproximando dos cinquenta anos, ela começa a reavaliar o seu estilo de vida e as mudanças que precisam ser feitas para melhorá-lo. ...Fazer cinquenta anos ainda é um marco. A mulher começa a sentir-se mais solitária, com menos energia, e passa a questionar-se: o que eu quero? o que devo fazer agora? " O seu corpo dá sinais de envelhecimento - está mais difícil manter o peso...... Os hormônios são os maiores responsáveis por esse despertar de incertezas. .....Ela deseja sentir-se viva, mas está dificil."

"Alguns alimentos aumentam os níveis hormonais e outros elevam a excreção dos hormônios responsáveis por essa instabilidade no ciclo menstrual. Os fitoesteróides imitam a ação do estrogênio nas células do nosso corpo; são conhecidos como fitoestrogênios - a isoflavona é o fitoestrogênio da soja. Está na hora de as mulheres conscientizarem-se de que os alimentos que ingerem também podem mudar os hormônios sexuais no seu corpo e garantir uma transição menos atribulada para a menopausa."

Flávia Quaresma é uma chef de cozinha e Jane Corona é médica nutróloga.

Este livro tem mais de 300 pgs, as autoras merecem muitos dias em sua companhia e é o que farei!

por Maria Lucia Zulzke, em 22 de agosto de 2009, às 14:00 em São Paulo - SP - Brasil