terça-feira, 25 de agosto de 2009
Vitamina para saborear a leitura - receitinha adaptada
Essa vitamina de mamão, laranja e beterraba, adaptada de uma das receitas da Flávia Quaresma, ficou deliciosa, com a côr e a consistência de uma vitamina de açaí!
No liquidificador, eu bati 1 pedaço de mamão (1xc bem cheia de chá) - 1 pedaço de beterraba (1 colher de sopa) e 2 folhas de beterraba - 2 laranjas em gomos - mel - várias folhas de hortelã e, por minha conta, uma colher pequena (chá) de farinha de linhaça pois eu não tinha gérmen de trigo. Se precisar, coloque um pouco de água. Rendeu 3 copos deliciosos, cor e consistência do açaí!
Agora, vou observar como será a minha manhã!
por Maria Lucia Zulzke, em 25 de agosto de 2009, às 9:00 am, São Paulo - SP - Brasil
No liquidificador, eu bati 1 pedaço de mamão (1xc bem cheia de chá) - 1 pedaço de beterraba (1 colher de sopa) e 2 folhas de beterraba - 2 laranjas em gomos - mel - várias folhas de hortelã e, por minha conta, uma colher pequena (chá) de farinha de linhaça pois eu não tinha gérmen de trigo. Se precisar, coloque um pouco de água. Rendeu 3 copos deliciosos, cor e consistência do açaí!
Agora, vou observar como será a minha manhã!
por Maria Lucia Zulzke, em 25 de agosto de 2009, às 9:00 am, São Paulo - SP - Brasil
sábado, 22 de agosto de 2009
Saboreando Mudanças - para mulheres
Este livro, da Jane Corona e Flávia Quaresma, editado pela Senac -Rio, além de receitas que equilibram saúde e sabor, trata de assunto importantíssimo para mulheres - saúde e as mudanças no organismo feminino por ocasião da "adolescência" da maturidade, ou seja, na menopausa.
Quando experiências difíceis e perdas inúmeras acontecem simultaneamente, a alteração dos hormônios pode precipitar e agravar essa etapa da vida que, em outras mulheres, pode significar ótima disposição e realizações antes não imaginadas.
Esse período de transição pode conduzir a ganhos e ao usufruto ainda maior da vida ou a um período de sombras e sofrimentos para quem precisa viver e atuar numa sociedade regida por aparências, magreza, êxito e felicidade exultante.
"A aparência bonita e jovial é até mais fácil de ser alcançada já que a boa forma física é lei no século 21" Mas o "conteúdo", quer dizer, a disposição, a alegria, o prazer de viver, a afetividade, a libido em perfeito equilíbrio - precisa estar em harmonia com toda essa juventude exterior. "
"O primeiro equívoco foi devorar rapidamente as refeições. Aprendemos juntas os fundamentos milenares dos orientais, de que quem come com pressa diminui a capacidade digestiva e adquire um temperamento impaciente. .... Mas, se você, além de comer rapidamente, troca uma refeição por um doce regado a cafeína, o excesso de açúcar a deixará mais ansiosa e você vai comer mais e mais doces. Isso nós constatamos na prática!"
"À medida que a mulher vai se aproximando dos cinquenta anos, ela começa a reavaliar o seu estilo de vida e as mudanças que precisam ser feitas para melhorá-lo. ...Fazer cinquenta anos ainda é um marco. A mulher começa a sentir-se mais solitária, com menos energia, e passa a questionar-se: o que eu quero? o que devo fazer agora? " O seu corpo dá sinais de envelhecimento - está mais difícil manter o peso...... Os hormônios são os maiores responsáveis por esse despertar de incertezas. .....Ela deseja sentir-se viva, mas está dificil."
"Alguns alimentos aumentam os níveis hormonais e outros elevam a excreção dos hormônios responsáveis por essa instabilidade no ciclo menstrual. Os fitoesteróides imitam a ação do estrogênio nas células do nosso corpo; são conhecidos como fitoestrogênios - a isoflavona é o fitoestrogênio da soja. Está na hora de as mulheres conscientizarem-se de que os alimentos que ingerem também podem mudar os hormônios sexuais no seu corpo e garantir uma transição menos atribulada para a menopausa."
Flávia Quaresma é uma chef de cozinha e Jane Corona é médica nutróloga.
Este livro tem mais de 300 pgs, as autoras merecem muitos dias em sua companhia e é o que farei!
por Maria Lucia Zulzke, em 22 de agosto de 2009, às 14:00 em São Paulo - SP - Brasil
Esse período de transição pode conduzir a ganhos e ao usufruto ainda maior da vida ou a um período de sombras e sofrimentos para quem precisa viver e atuar numa sociedade regida por aparências, magreza, êxito e felicidade exultante.
"A aparência bonita e jovial é até mais fácil de ser alcançada já que a boa forma física é lei no século 21" Mas o "conteúdo", quer dizer, a disposição, a alegria, o prazer de viver, a afetividade, a libido em perfeito equilíbrio - precisa estar em harmonia com toda essa juventude exterior. "
"O primeiro equívoco foi devorar rapidamente as refeições. Aprendemos juntas os fundamentos milenares dos orientais, de que quem come com pressa diminui a capacidade digestiva e adquire um temperamento impaciente. .... Mas, se você, além de comer rapidamente, troca uma refeição por um doce regado a cafeína, o excesso de açúcar a deixará mais ansiosa e você vai comer mais e mais doces. Isso nós constatamos na prática!"
"À medida que a mulher vai se aproximando dos cinquenta anos, ela começa a reavaliar o seu estilo de vida e as mudanças que precisam ser feitas para melhorá-lo. ...Fazer cinquenta anos ainda é um marco. A mulher começa a sentir-se mais solitária, com menos energia, e passa a questionar-se: o que eu quero? o que devo fazer agora? " O seu corpo dá sinais de envelhecimento - está mais difícil manter o peso...... Os hormônios são os maiores responsáveis por esse despertar de incertezas. .....Ela deseja sentir-se viva, mas está dificil."
"Alguns alimentos aumentam os níveis hormonais e outros elevam a excreção dos hormônios responsáveis por essa instabilidade no ciclo menstrual. Os fitoesteróides imitam a ação do estrogênio nas células do nosso corpo; são conhecidos como fitoestrogênios - a isoflavona é o fitoestrogênio da soja. Está na hora de as mulheres conscientizarem-se de que os alimentos que ingerem também podem mudar os hormônios sexuais no seu corpo e garantir uma transição menos atribulada para a menopausa."
Flávia Quaresma é uma chef de cozinha e Jane Corona é médica nutróloga.
Este livro tem mais de 300 pgs, as autoras merecem muitos dias em sua companhia e é o que farei!
por Maria Lucia Zulzke, em 22 de agosto de 2009, às 14:00 em São Paulo - SP - Brasil
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Capitalismo Natural - Cultrix . Amana Key
Difícil é despedir-me de um livro! Antes de terminar a leitura deste livro, 302 pgs, preciso compartilhar mais um pouco para estimular que outros o leiam!
pg3 " A humanidade herdou um acúmulo de 3,8 bilhões de capital natural. Em se mantendo os padrões atuais de uso e degradação, muito pouco há de restar.....O capitalismo natural reconhece a interdependência fundamental entre a produção e o uso de capital produzido pelo homem, por um lado, e a conservação e o fornecimento do capital natural, por outro......"
"O debate sobre o clima é uma questão pública na qual os ativos em riscos não são recursos específicos como o petróleo, o peixe ou a madeira, mas o sistema que sustenta a vida. Um dos ciclos mais críticos da natureza é a troca contínua de dióxido de carbono por oxigênio entre plantas e animais. A natureza presta gratuitamente esse "serviço de reciclagem".
pg 7 " Após 2 séculos de aumento da produtividade do trabalho, de liquidação dos recursos naturais ao custo de sua extração, não no valor de sua substituição, e de exploração dos sistemas vivos como se fossem gratuitos, infinitos e em perpétua renovação, as pessoas é que passaram a ser um recurso abundante, enquanto a natureza tornou-se assustadoramente escassa."
A mensagem básica é Não Desperdice! Investir em novas tecnologias para indústrias poderosas mundiais e entender as fontes dos recursos naturais. Questionar os aspectos da produtividade do trabalho, a eficiência das máquinas frente à condição humana - suas necessidades de escola, alimentação, locomoção, saúde, moradia etc
Autores: Paul Hawken, Amory Lovins, L Hunter Lovin
por Maria Lucia Zulzke, São Paulo - SP - Brasil, em 21 agosto de 2009 8:40 am
pg3 " A humanidade herdou um acúmulo de 3,8 bilhões de capital natural. Em se mantendo os padrões atuais de uso e degradação, muito pouco há de restar.....O capitalismo natural reconhece a interdependência fundamental entre a produção e o uso de capital produzido pelo homem, por um lado, e a conservação e o fornecimento do capital natural, por outro......"
"O debate sobre o clima é uma questão pública na qual os ativos em riscos não são recursos específicos como o petróleo, o peixe ou a madeira, mas o sistema que sustenta a vida. Um dos ciclos mais críticos da natureza é a troca contínua de dióxido de carbono por oxigênio entre plantas e animais. A natureza presta gratuitamente esse "serviço de reciclagem".
pg 7 " Após 2 séculos de aumento da produtividade do trabalho, de liquidação dos recursos naturais ao custo de sua extração, não no valor de sua substituição, e de exploração dos sistemas vivos como se fossem gratuitos, infinitos e em perpétua renovação, as pessoas é que passaram a ser um recurso abundante, enquanto a natureza tornou-se assustadoramente escassa."
A mensagem básica é Não Desperdice! Investir em novas tecnologias para indústrias poderosas mundiais e entender as fontes dos recursos naturais. Questionar os aspectos da produtividade do trabalho, a eficiência das máquinas frente à condição humana - suas necessidades de escola, alimentação, locomoção, saúde, moradia etc
Autores: Paul Hawken, Amory Lovins, L Hunter Lovin
por Maria Lucia Zulzke, São Paulo - SP - Brasil, em 21 agosto de 2009 8:40 am
Assinar:
Postagens (Atom)